Um grupo de investigadores do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) está a desenvolver soluções para reduzir os impactos ambientais causados pelos dejetos das vacas. Animais que, segundo um estudo do Worldwatch Institute, são responsáveis pela emissão de 51% de todos os gases com efeito de estufa (GEE), e que estão na origem de alterações climáticas, como o aumento da temperatura… o investigador Henrique Trindade explica que estão a ser aproveitadas tecnologias já existentes mas que eram utilizadas de maneira diferente e em separado.
“Os efluentes animais têm um impacto relativamente elevado no ambiente, principalmente pelas emissões. Depois, há outros efeitos no solo e na sua aplicação aos mesmo decorrem ainda mais efeitos.
Com o objetivo de minimizar esses efeitos, ou desenvolver novas técnicas que permitam a redução desses efeitos, estamos a testar diferentes possibilidades e numa aproximação integrada, ou seja em várias etapas da transformação desses efluentes.
Nós não criamos propriamente uma nova tecnologia. Fizemos foi a combinação de tecnologias que já tinham sido desenvolvidas, e que se sabia que individualmente cada uma delas funcionavam, mas que às vezes funcionam em sentidos contrários e diferentes etapas. O que nós tentamos é aplicar essas tecnologias de forma sequencial nas diferentes etapas de transformação dos efluentes em diferentes cenários. de forma a tentar otimizar um conjunto de utilizações dessas tecnologias para que globalmente produzam um efeito mais vantajoso do que a sua utilização individual.”
O investigador do CITAB acredita que dentro de um ano esta tecnologia já estará disponível para o produtor.
“Nós estamos no final do segundo ano do projeto, já ainício do terceiro, e último.
Com a consolidação de todos os resultados que temos, julgo que dentro de um ano, no máximo, estarão disponíveis as melhores soluções para o tratamento em diferentes condições que se possam encontrar nas explorações. Podem utilizar para o tratamento de efluentes destes animais das vacas leiteiras, explorações de bovinos leiteiros.”
Mas este grupo de investigadores já está a alagar os seus estudos para a área da suinicultura e produção de aves.
“Estamos a iniciar esses estudos para a silvicultura e também a planear iniciar projetos na área das aves em condições de produção diferentes. No caso das aves, estamos a pensar tratamentos que são utilizados durante a produção das aves nos pavilhões da criação de frangos com aditivos ou tratamentos às camas dos animais, onde os animais são mantidos para reduzir as emissões e principalmente o amoníaco que tem um efeito inclusivamente na saúde dos animais e na taxa de sucesso da sua criação.
Estamos convencidos que novas tecnologias podem vir a ser empregues, podem resultar numa vantagem inclusivamente para a indústria de produção animal, neste caso da carne de frango.”
um grupo de investigadores do CITAB da UTAD está assim a desenvolver uma tecnologia que reduz até 50% das emissões de gases de estufa dos dejetos bovinos.
Informação CIR (Universidade FM)