A Unidade Local de Saúde do Nordeste iniciou há pouco mais de um mês uma consultas de cuidados paliativos. As consultas funcionam na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros e destinam-se a doentes em fase terminal.
Liseta Gonçalves, médica da ULS do Nordeste, afirma que esta é uma consulta multidisciplinar para dar apoio aos utentes nesta fase da vida.
“Iniciamos a consulta de Cuidados Paliativos no distrito mas só ainda em Macedo, abrange já as outras Unidades Hospitalares portanto Mirandela e Bragança, mas neste momento iniciou-se a consulta de Cuidados Paliativos só em Macedo. Basicamente é o apoio de doentes que estão no domicílio ou de alguma forma em ambulatório, em lares ou em Unidades de médio ou de longa duração e que necessitem de apoio de uma consulta de Paliativos, de uma consulta multidisciplinar de Paliativos, que neste momento tem o apoio de um médico, de um enfermeiro, de um psicólogo e de uma assistente social.”
Na área dos Paliativos estão já a funcionar cuidados ao domicílio no Planalto e está já aprovado pela Gulbenkian um projecto para alargar esses mesmos cuidados aos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais.
Em projecto está também a transformação da Unidade de Convalescença de Macedo de Cavaleiros numa Unidade de Paliativos. Liseta Gonçalves afirma que já há doentes à espera para entrar nesta Unidade.
“Vai haver um reforço em número de camas para a Unidade de Cuidados Paliativos do nordeste, que passa de 8 camas para 15, neste momento estamos a espera que a todo o momento venha a autorização para as camas serem abertas. Neste momento temos a espera no hospital de agudos 5 doentes com indicação para internamento na Unidade de Cuidados Paliativos.”
A Unidade Local de Saúde do Nordeste disponibiliza agora consultas de cuidados paliativos.
Informação CIR (Rádio Brigantia)