Geopark Terras de Cavaleiros recebe pares nacionais e internacionais

Nos próximos dias, o Geopark Terras de Cavaleiros acolhe dois importantes eventos, a nível nacional e internacional.

Sexta feira, um seminário no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, sob o tema “geoparques: novos territórios de educação, ciência e cultura do século XXI – estratégias de desenvolvimento e mais-valias”, que vai contar com a presença de todos os geoparques nacionais, conforme explica Sílvia Marcos, coordenadora do Geopark Terras de Cavaleiros.

microfone profissional 4 (1)

“Sexta feira a tarde temos um seminário que a feira da caça, a câmara municipal organiza todos os anos e este ano como tem vindo a acontecer nos anos anteriores o Geoparque está na organização desse seminário com o apoio da câmara. O tema deste ano é o Geoparques, convidamos os três Geoparques, nós somos o quarto Geoparques portugueses a estarem presentes como oradores para explicarem qual é a sua dinâmica no seu território, porque cada território é um território diferente, ver qual a dinâmica deles, uma vez que eles já tem mais experiência que nós pois somos os mais novos da família.”

Um seminário que assume particular interesse para os agentes turísticos da região, que devem aprender a explorar as novas oportunidades de crescimento económico.

microfone profissional 4 (1)

“Eles são os primeiros interessados nisto e a nossa função é divulgar o território, não temos como função ser uma empresa e de ganhar dinheiro com isso, não a nossa função é divulga-lo, promove-lo, promovendo a sustentabilidade das pessoas que estão cá e que moram cá. Este publico alvo mais em concreto são os mais interessados em ouvir até por vezes que são de fora e ouvir as mais valias do que é ter um Geoparque no território.”

Sábado e domingo, um evento internacional. O I Encontro de Fóruns Nacionais de Geoparques, com o mote Geoparques Globais da UNESCO. Um acontecimento que tem mão da própria UNESCO, e do Fórum Português de Geoparques, em parceira com o Geopark Terras de Cavaleiros e o município macedense.

Uma oportunidade de troca de experiências, numa altura em que os geoparques podem passar a fazer parte integrante da UNESCO, avança Sílvia Marcos.

microfone profissional 4 (1)

“É a primeira vez que se faz isto a nível europeu e que os fóruns europeus se reúnem. Como nos temos cá o fórum português de Geoparques, nos outros países também há um fórum em que estão congregados os Geoparques desse país, não tão bem organizados nalguns países como nós já estamos aqui com esse fórum, em alguns ainda nem existe esse fórum, essa entidade que congrega os 4 Geoparques que dá apoio a futuros Geoparques, em Portugal essa entidade já existe que é fórum português de Geoparques e tem sido muito valorizada e dada como exemplo a nível da UNESCO. Portugal tem sido líder desse processo a nível internacional e isso deve-se muito ao fórum português de Geoparques, neste momento Portugal, neste caso Macedo de Cavaleiros ser o palco da reunião desses fóruns que vem beber um bocadinho da nossa experiência.”

Vão estar presentes representantes europeus, e são eles a Noruega, Irlanda, Alemanha e Eslovénia. O Canadá vai também marcar presença, bem como o Brasil, cujo representante falará via Skype.

Margarete Patzak, da UNESCO, e Elisabeth Silva, coordenadora do Fórum Português de Geoparques são outras presenças confirmadas, num roteiro que inclui uma visitação ao Geopark Terras de Cavaleiros e ao Museu do Careto, em Podence.

Para os turistas também estão disponíveis pacotes para visitarem o território.

Escrito por ONDA LIVRE