O Entrudo Chocalheiro promete, por mais um ano, trazer muito visitantes ao concelho macedense ao longo dos próximos quatro dias.
Este ano a temática é mesmo o Careto de Podence, que está em fase de candidatura a Património Cultural Imaterial de Portugal.
Hoje de manhã, os festejos carnavalescos abrem com o desfile das escolas, subordinados ao mesmo tema. Amanhã, sábado, segue-se o desfile noturno na cidade, com algumas novidades, como conta Helena Magalhães, Vereadora da Cultura do município.
“No sábado à noite temos o desfile noturno. Para além das nossas associações culturais, vamos ter alguns grupos.
A temática é exatamente a mesma, o careto. Demos total criatividade às associações para construírem os seus fatos, os seus carros. É tudo surpresa, portantom também eu espero ser surpreendida pela criatividade de todos.
Este ano, temos uma novidade. O desfile vai terminar em frente à Câmara Municipal, no Jardim 1º de Maio, com uma queimada, que é uma bebida muito tradicional, e com a queima do Entrudo.
Porquê a queima quando, normalmente, o Entrudo se queima só no final de todos os festejos? Porque o cortejo e a queimada terminam aquilo que vai acontecer aqui na cidade. Depois disso, o Carnaval de Macedo passa a ser em Podence.”
Depois, a festa segue para a aldeia de Podence, onde também há novidades. Além dos já tradicionais Caretos à Solta, este ano recupera-se outra tradição – a dos casamentos – diz António Carneiro, presidente da Associação do Grupo dos Caretos de Podence.
“Deu-se continuidade aos casamentos. É um ritual também dentro do espírito da festa dos Caretos, e realiza-se segunda feira à noite.
Consiste em casar todas as mulheres solteiras de Podence. É um ato diferente, um pouco teatral, mas diferente.
Convido a todos para virem a Podence, não só aos casamentos, mas também há muito animação de ruas e concertos tradicionais.
É uma noite diferente, virada mais até para a juventude. em que vamos proporcionar momentos de festa e. acima de tudo, de diversão e alegria.”
No ano em que os Caretos de Podence preparam a candidatura para serem Património Cultural Imaterial de Portugal, são o tema central dos festejos carnavalesco no concelho macedense.
O Entrudo Chocalheiro que vai encerrar terça feira, com a queima do mega-careto, que este ano tem perto de nove metros, mais três do que ano passado.
O Carnaval mais genuíno de Portugal deixa a animação musical a cargo dos Roncos do Diabo e dos Cabra Cega.
Ao mesmo tempo, acontece no concelho o Festival Gastronómico do Grelo, com 14 restaurantes aderentes.
Escrito por ONDA LIVRE