ULS procura 14 novos médicos

Estão abertas 14 vagas para médicos na Unidade Local de Saúde do Nordeste. O Ministério da Saúde quer contratar especialistas em Anestesiologia, Cardiologia, Gastrenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Psiquiatria, Radiologia, Medicina Física e Reabilitação e Medicina Interna para o Nordeste Transmontano.

O director clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, espera que estes concursos contribuam para reforçar o quadro de médicos dos hospitais e centros de saúde do distrito de Bragança.

 microfone profissional 4 (1)

“A nossa expetativa é que nos permita reforçar alguns serviços mais carenciados, o que tem vindo a acontecer nos últimos 3 anos aproximadamente.

 Temos conseguido reforçar alguns serviços, como o caso da cirurgia e da pediatria. Contudo, continuamos com algumas carências em outros serviços, como é o caso da medicina interna e da ginecologia obstetrícia. Seria fundamental para nós que, particularmente, nesses serviços os conseguíssemos reforçar ao abrigo destes procedimentos concursais.”

Estão ainda abertas duas vagas para Medicina Geral e Familiar. Recorde-se que a ULS do Nordeste tem registo de 1450 utentes sem médico de família em Torre de Moncorvo e Miranda do Douro e tem também um quadro de médicos próximo da idade de aposentação nesta área. Domingos Fernandes espera que a instituição consiga rejuvenescer o quadro de profissionais nesta área.

 microfone profissional 4 (1)

“É uma dificuldade que temos nessa área, o envelhecimento da nossa população médica. Temos um quadro que nos faz antever que possam vir a existir algumas dificuldades nos próximos anos, e por isso temos que tentar precaver isso atempadamente. É um bocadinho nesse contexto que vimos essas contratações.”

 

Em concurso anteriores o número de vagas preenchidas pela ULS do Nordeste ficaram aquém das expectativas. Ainda assim o director clínico acredita que as medidas de incentivo para atrair médicos para o Interior que estão a ser delineadas podem contribuir para contrariar esta tendência.

 Estão abertos dois concursos para a contratação de médicos para a ULS do Nordeste, um contempla oito vagas para oito especialidades, outro quatro vagas para recém-especialistas e há ainda mais duas vagas abertas para a especialidade de Medicina Geral e Familiar.

Informação CIR (Rádio Brigantia)