A ideia nasceu em Mirandela, pela mão de três jovens – o Ângelo Belchior, com formação em Engenharia Informática, o José Machado, da área da Comunicação e Multimédia, e a Daniela Terêncio, que vem da Biologia e Geologia, e encarna o papel de promotora deste projeto.
D’Alheira, assim se chama a plataforma online, que permite encomendar alheiras de pequenos produtores e recebê-las depois, tranquilamente, em casa.
Ângelo Belchior explica em que consiste a D’Alheira.
“Esta ideia surgiu quando se juntou um grupo de amigos que verifica que existe este nicho de mercado. Focámo-nos na alheira, e criámos uma loja online, que se volta para a qualidade e a oferta de bons preços.
Pretendemos levar a alheira, que faz parte dos nossos sabores tradicionais, à escala nacional e internacional. Queremos levar estes sabores mais característicos da região transmontana e do nosso fumeiro tradicional a todos aqueles que gostam de desfrutar da nossa gastronomia e não têm possibilidade de se deslocar à nossa região. Queremos ainda tentar criar uma versão gourmet de alheiras.
É uma plataforma online, onde podem fazer as encomendas, e depois só tem que esperar em casa para receber as alheiras, acompanhadas de um brinde especial, uma receita surpresa, que vai acompanhar cada encomenda.”
Aqui, alheiras de fabrico industrial não entram.
Para já, estão disponíveis packs de 8 e de 12 alheiras. Nesta primeira fase, só é possível encomendar a iguaria em Portugal continental e ilhas, mas dentro de alguns meses o objetivo é alargar o leque de potenciais compradores.
“Dentro de três a seis meses vamos traduzir o nosso site para inglês e mandarim.
Achamos que é um mercado muito atrativo. Já temos estabelecidas algumas parcerias, com associações que estão implementadas entre Portugal e a China e Portugal e o Reino Unido, para divulgarmos o nosso produto.”
E Ângelo Belchior garante que é mais fácil do que se possa imaginar assegurar a entrega das alheiras sem adulteração de qualidade.
“Como bem sabemos, hoje em dia já é comum haver venda de produtos alimentares online.
Com a transportadora com que trabalhamos, conseguimos fazer uma onda de refrigeração. Ou seja, conseguimos assegurar que durante todo o percurso da alheira até ao destino, não houve quebras na refrigeração, permanecendo assim a boa qualidade do produto até chegar ao consumidor final.”
A loja online está disponível desde sexta feira, e já recebe encomendas.
Os preços variam entre os 8 e os 21 euros, conforme as características pretendidas – normais, picantes ou de caça. O destaque vai para os pequenos produtores, sem fabrico industrial. São três neste momento, todos do concelho de Mirandela, realidade que pode, no futuro, ser alargada a mais concelhos. Outra novidade prestes a ser introduzida é a alheira premium, confecionada de forma integralmente artesanal e fiel à tradição.
Escrito por ONDA LIVRE