Por dia, em Portugal, morrem 24 pessoas vítimas de cancro digestivo.
Números deixados na sexta feira, em Macedo de Cavaleiros, pela Europacolon, e aqui expressos por Rui Vieira, membro da direção da associação.
“O cancro digestivo mata 24 pessoas por dia. Só em Portugal 24 pessoas morrem diariamente por causa do cancro digestivo e isto tudo se deve a não ser tratado atempadamente. Está aprovado que as pessoas fazendo o diagnóstico permitem que seja detetado e tem cura a 100%.”
Por isso mesmo, vieram promover uma sessão de esclarecimento, até porque o nordeste transmontano tem registo elevado de casos. Os exames avançaram, e, garante Rui Vieira, tornaram-se menos incómodos.
“Será uma sessão de esclarecimento sobre o cancro no aparelho digestivo em que tentaremos sensibilizar as pessoas no sentido de fazerem a colonoscopia. Hoje há maneiras de isso ser feito de uma forma mais ligeira, portanto as pessoas muitas vezes fazem jus que é muito difícil, que é incomodo, hoje já não é.”
Ficam alguns sintomas de alerta.
“Tem os mais variadíssimos sintomas entre eles a consulta das fezes, portanto havendo raios de sangue devem consultar imediatamente o médico e sugerir-lhe e pedir-lhe para fazer uma colonoscopia e mediante os resultados dessa colonoscopia já podemos saber qual o estado da pessoa.”
No final do mês haverá um peditório cujas verbas revertem a favor desta associação, a Europacolon.
Escrito por ONDA LIVRE