Alunos do IPB desafiados a arranjar emprego em 30 dias

Arranjar emprego em 30 dias. Este foi o desafio lançado ontem aos alunos do Instituto Politécnico de Bragança pelo director executivo da NOCTULA – Consultores em Ambiente. Pedro Silva-Santos veio a Bragança dar dicas para quem procura trabalho e assegura que a criação de uma imagem na Internet é fundamental.

 microfone profissional 4 (1)

“As pessoas têm de começar a desenvolver uma marca pessoal. Todos nós temos uma marca pessoal, alguns de nós sabem usá-la,  outros não sabem.

Nós viemos aqui ensinar, em 30 dias, como é que nós desenvolvemos a nossa marca pessoal, seja nas redes sociais, seja quando enviamos um curriculum. As pessoas não podem receber apenas um curriculum, vão pesquisar-nos no Google como está a nossa presença na Internet.

A pergunta é – é possível conseguir emprego em 30 dias?

É possível! O segredo é sermos sistemáticos naquilo que estamos a fazer e sermos muito disciplinados.”

Pedro Silva-Santos lembra que um dos procedimentos para seleccionar candidatos é fazer uma pesquisa na Internet com o nome e o e-mail. Por isso, lembra que há cuidados a ter que são fundamentais para quem quer conseguir um emprego.

 microfone profissional 4 (1)

“A entidade empregadora que coloca o teu nome no Google o que é que encontra? É assustador. A maior parte das vezes esse é o começo. A partir daí vamos começar a discutir redes sociais o Facebook entre outras, e como é que a partir daí nós começamos a tirar contatos de pessoas, começamos a ligar-nos a empresas para onde vamos mandar o curriculum.

O que é que tem de ter a nossa assinatura, a nossa fotografia, o nosso telefone, o texto base, quando envio um curriculum o que é que eu escrevo na carta de motivação, eu uso o curriculum Europass. Há não sei quantos modelos muito mais interessantes gratuitos na Internet que as pessoas podem utilizar.”

Entre os estudantes que assistiram ao workshop “Como conseguir emprego em 30 dias” as perspectivas para arranjar trabalho não são animadoras.

 microfone profissional 4 (1)

“Estou a tirar o mestrado porque estou há dois anos desempregada. e é uma forma de aumentar as possibilidades de arranjar emprego. Já tentei todos os meios possíveis e imaginários, e não estou a conseguir encontrar saída nenhuma.”

“Eu gostava muito de poder sair de Portugal para trabalhar, porque acho que aqui não está assim muito bom, mas veremos.”

“Ainda não comecei a procurar emprego mas tenho que começar a pensar nisso.”

Dicas para facilitar o processo de procura de emprego deixadas por Pedro Silva-Santos director executivo da NOCTULA – Consultores em Ambiente, em Bragança.

 

Informação CIR (Rádio Brigantia)