Atrair mais turistas à Feira do Folar de Vilarinho de Agrochão é o próximo passo para divulgar a freguesia.
O certame, que decorreu este fim de semana, está na XIV edição, e, segundo números da organização, 4 mil pessoas terão rumado à aldeia ao longo dos dois dias.
O presidente da junta de freguesia, Manuel Mico, garante que esta feira traz mais-valias à economia local, e que por isso, é necessário trazer cada vez mais pessoas de fora do concelho.
“Esta feira já é uma marca, já deixa mais valia a economia local é irreversível voltar atrás. Pode-se fazer melhorias e nós já as pensamos, mas às vezes por problemas financeiros não as conseguimos implementar que é a questão a feira tem de ser pensada a partir de dezembro, janeiro, com a questão das excursões de outras coisas que para o ano eu me vou empenhar e vou ter que o fazer, por uma questão logística porque é isso que nos trás gente, porque não é só com os vizinhos que conseguimos, temos que trazer mais valias que é com as pessoas que vêm de fora, e se vêm de fora temos que antecipar e preocupar-nos a partir de dezembro.”
Expositores, foram 26, muitos oriundos de Vilarinho de Agrochão.
Destacam o convívio e a promoção da terra, e as vendas, essas, também não correm mal.
“Folar, doces, pão, chouriças, salpicão, alheiras do bom e do melhor tudo caseiro.
Vai-se vendendo alguma coisa e faz bem a gente participar.
Um pouquinho do que há na terra e tudo feito por mim. Costumo participar todos os anos praticamente aqui nesta feira. Acho bonito, são dias que passamos aqui todos alegres e é diferente.
Tinha folares já vendi tudo, duas fornadas de folar e já vendi tudo, já acabarão e agora fiz mais duas fornadas de bolas calcadas já tenho pouco mas amanhã tenho mais em casa para trazer.”
A Feira do Folar de Vilarinho de Agrochão, concelho de Macedo de Cavaleiros, decorreu este fim de semana, e por lá terão passado 4 mil pessoas.
A Rádio Onda Livre marcou presença sábado à noite, com o programa Feiras e Festas.
Escrito por ONDA LIVRE