A aldeia de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, vai ter o primeiro Centro de Agrupamento de Venda de Animais da região. Este espaço vai permitir o escoamento de bovinos e ovinos para o mercado intracomunitário e vai estar aberto aos produtores de animais de todo o País, como adianta a vereadora do Desenvolvimento Rural do Município de Miranda do Douro, Anabela Torrão. “Vai permitir aos agentes de todo o país, não só da região, que vão poder usar este Centro. Funciona com a supervisão o médico veterinário municipal, mas também da Direção Geral de Veterinária, e vai permitir a venda por parte dos vários operadores para Portugal e para Espanha”.
Anabela Torrão não tem dúvidas que a retoma do Mercado de Gado vai permitir aos produtores aumentar a rentabilidade da sua atividade.
Este espaço vai funcionar como um entreposto e em alguns casos a venda de animais pode evoluir mesmo para leilão, o que permite aos produtores valorizar os animais, ao contrário do que acontece com a venda directa nas explorações.
O Mercado de Gado de Malhadas vai decorrer na primeira quarta-feira de cada mês, o primeiro vai acontecer já amanhã.
Informação CIR (Rádio Brigantia)

