O Município de Freixo de Espada à Cinta vai aumentar ainda este mês a fatura da água e atualizar todas as taxas de serviços prestados pela autarquia. Estes aumentos devem-se à dívida elevada que levou o anterior executivo, do PS, a recorrer a planos de reestruturação financeira. Maria do Céu Quintas, a presidente da Câmara Municipal, do PSD, garante que não tem forma de evitar estes aumentos. Nesses aumentam contam o “IMI e IRS na taxa máxima, vendas de casas no bairro social”. O pessoal vai ser reduzido em 3% por ano e também as freguesias vêem diminuídas as ajudas. Tudo para abater a dívida em 10% ao ano.
Maria do Céu Quintas lamenta que os freixenistas tenham visto as contas aumentar e adianta que graças às medidas de contenção já foi possível baixar a dívida. O valor da dívida era de perto de 18 milhões e meio, e atualmente situa-se em cerca de 16 milhões.
A autarca de Freixo confessa que o município também tem restrições ao nível do investimento e teme não poder candidatar projectos ao próximo quadro comunitário de apoio, dizendo que “vai ser muito complicado visto que não podemos fazer investimentos”.
Freixo de Espada à Cinta é o concelho mais pequeno do distrito de Bragança e o mais endividado per capita. Os constrangimentos causados pelo endividamento já foram transmitidos pela Câmara Municipal à população, através de uma comunicação pública divulgada nas redes sociais.
Informação CIR (Rádio Brigantia)