A GNR de Freixo de Espada à Cinta vai mudar de instalações para o antigo quartel da Guarda Fiscal.
A presidente do Município, Maria do Céu Quintas, explica que o projecto foi herdado do anterior executivo mas só agora se conseguiu financiamento para o concretizar.
“As instalações já são propriedade do estado, já era o antigo quartel da guarda fiscal vai ser remodelado e construído de novo só é a parte da habitação de quem estiver a comandar o posto. Já tinham tentado fazer uma candidatura mas na altura não conseguiram, não foi depois candidatado, não abriram as candidaturas para isso, mas nós agora tentamos o ano passado fui a Lisboa ter com o ministro pedir e este ano lá nos contemplaram, só que é totalmente financiado a câmara não tem qualquer encargo.”
O concurso para adjudicação da obra será lançado ainda este mês. O projecto representa um investimento de 500 mil euros e, além da remodelação do antigo quartel, prevê a construção de uma divisão onde ficará o chefe do posto.
Maria do Céu Quintas não tem dúvidas que a mudança é essencial para garantir as condições adequadas aos militares da GNR.
“A GNR está numas condições muito más nas instalações em que se encontram é um edifício antigo que é da câmara, as condições são más mesmo.”
O atual edifício ocupado pela GNR, no centro da vila, poderá vir a ser trasnformado num ninho de empresas para o concelho.
Informação CIR (Rádio Brigantia)