O NIC (Núcleo de Investigação Criminal) da GNR de Mirandela deteve dois indivíduos, em flagrante delito, na madrugada de quarta-feira, quando tentavam assaltar a junta de freguesia de Cabanelas, no concelho de Mirandela.
Os detidos, de 21 e 24 anos, residentes em Bragança, fazem parte de um grupo de seis elementos, que o NIC da GNR de Mirandela já tinha sob vigilância há alguns meses, suspeitos de terem assaltado outras juntas de freguesia e associações culturais e recreativas do concelho, sempre durante a madrugada.
Os dois indivíduos detidos ficaram sob custódia da GNR de Mirandela e vão ser presentes, esta sexta-feira, a primeiro interrogatório judicial.
A GNR acredita que este grupo seja o responsável pela onda de assaltos que, há vários meses, têm sido alvo várias juntas de freguesia e associações de todo o distrito de Bragança.
Nesse sentido, solicitou ao tribunal vários mandados de buscas domiciliárias que foram efetuadas, esta quinta-feira, nos concelhos de Bragança e Vinhais, tendo sido recuperado diverso material furtado, bem como algum dinheiro.
Os detidos são suspeitos de estarem envolvidos em pelo menos mais 20 assaltos a juntas de freguesia e associações do distrito de Bragança, causando prejuízos de mais de 10 mil euros.
O presidente da Junta de Freguesia de Cabanelas, Fernando Carrazedo, explica que os assaltantes não chegaram a levar nada do edifício porque foram surpreendidos pelas autoridades.
“Não chegaram a levar nada, aqui simplesmente rebentaram uma porta e não levaram nada porque provavelmente como já tinham assaltado por aqui 3 ou 4 juntas a GNR já deveria estar ao corrente dos casos e devia andar sobre eles. Presumivelmente quando eles chegaram e arrebentaram a porta, pouco tempo depois a GNR apareceu e apanhou-os em flagrante.”
O autarca conta ainda que nos últimos quinze dias foram várias as juntas de freguesia a e associações assaltadas nas proximidades de Cabanelas.
“Eles procuram dinheiro, o dinheiro que encontram nas juntas levam e depois os computadores. Sei-lhe dizer porque ainda hoje estive com o presidente de junta da freguesia de Abambres e estivemos a falar sobre o caso e de lá levaram 600 euros que tinham deixado de um dia para o outro correspondente a uma venda que realizaram de uns bens da junta e naquela noite ficou lá e eles assaltaram-na e levaram esse dinheiro. Vale de Telhas foi assaltada também, mas eles não tinham lá dinheiro, contudo levaram um computador e aqui provavelmente levariam também os computadores, temos aqui 2 ou 3 ao dispor das pessoas para quem quer consultar a internet, dinheiro nós aqui também não temos.”
Nesta operação, foram identificadas mais quatro pessoas, entre as quais está uma mulher que alegadamente colaborava na realização dos furtos, montando vigilância nas proximidades dos assaltos e emprestando a sua viatura para a concretização dos furtos.
Nestas operações foram mobilizados vários elementos dos núcleos de investigação criminal da GNR de Mirandela, Torre Dona Chama, Moncorvo, Bragança e Vinhais.
Informação CIR (Rádio Terra Quente e Rádio Brigantia)