A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros deveria criar um gabinete de apoio ao agricultor.
A sugestão foi lançada por António Afonso, presidente da Assembleia Municipal, no discurso das comemorações 25 de Abril, por considerar importante que os agricultores tenham apoio para elaborar candidaturas ao novo quadro comunitário de apoio.
“Temos um grande investimento na nossa região, que é a albufeira do Azibo. Falei das suas potencialidades, do ponto de vista turístico, mas também não podia esquecer que muita daquela água é utilizada na rega.
Poderia então haver apoio aos agricultores, e naquilo que podem ser umas mais valias em termos da introdução de novas culturas. Nesse aspeto sugeri que a Câmara Municipal pudesse criar um gabinete de apoio ao agricultor, porque estamos no início do novo quadro comunitário e porque os agricultores vão, com certeza, sentir necessidade de ajuda na elaboração das candidaturas.”
Proposta que Duarte Moreno, presidente do município, vê com bons olhos, e revela ainda que está prevista a criação de um gabinete com o mesmo objetivo.
“Temos 4 mil hectares de regadio, que podem contribuir para ter um sector primário interessante e podermos daqui exportar produtos.
O facto de fazermos alguma coisa para as candidaturas, e ajudarmos os agricultores é algo que também já estava no nosso programa, como sendo um gabinete do empreendedor.
Este gabinete tem ainda uma componente virada para a agricultura, apesar de existirem diversas associações sediadas em Macedo de Cavaleiros para fazer esse mesmo trabalho.
A Câmara Municipal está preocupada, obviamente, porque existem fundos comunitários que não estão a ser aproveitados pelos macedenses. Não sei se a dificuldade estará na população mais envelhecida, se a dificuldade é mesmo na criação e no desenvolvimento dos próprios projetos.
Vamos tentar, e aceito muito bem a sugestão que foi dada pelo senhor Presidente da Assembleia, e com o Vereador que tem este pelouro do Desenvolvimento Económico vamos sentar-nos e conversar, e, se calhar efetivar no terreno esse mesmo gabinete de apoio ao agricultor.”
Ora, este gabinete de apoio ao empreendor pode ser uma realidade ainda este ano.
“A intenção era lançá-lo ainda este ano.
Temos agora que efetuar regulamentos, saber o que é que vamos dar as pessoas que vêm ter connosco, para podermos depois abrir e arranjarmos uma pessoa específica, que esteja já dentro do contexto e dos programas que existem para o apoio desses mesmos empreendedores.”
E Duarte Moreno aproveita a ocasião para divulgar que foram atribuídos 12 lotes da Zona Industrial (ZI) de Macedo no final da passada semana.
“Os apoios financeiros deste novo quadro comunitário, em grande parte deles, mais de 60% são diretamente às empresas. Ora, têm que existir empresas para podermos gastar o dinheiro, se não temos que o retornar à União Europeia, e não gostaríamos que isso acontecesse.
Tivemos uma reunião ontem (quinta feira) com a Comissão de Atribuição de Lotes, e atribuímos uma dúzia de lotes para as empresas se fixarem aqui.
Penso que estamos no bom caminho no desenvolvimento e na criação de emprego aqui em Macedo de Cavaleiros. Há algumas empresas de fora do concelho, outras do concelho que querem expandir a sua atividade. O desenvolvimento e a criação de postos de trabalho são importantíssimos aqui na nossa região.”
Duarte Moreno, presidente do município macedense, a anunciar a possibilidade da criação de gabinetes especializados na ajuda a quem quiser concorrer a apoios comunitários e a atribuição de uma dúzia de lotes na ZI da cidade.
Escrito por ONDA LIVRE