Município de Alfândega aposta nas barragens

O Município de Alfândega da Fé quer construir uma barragem no planalto de Vilarchão e Parada e reabilitar a Barragem de Camba. Os dois projectos vão ser candidatados a fundos comunitários.

A presidente do Município de Alfândega da Fé, Berta Nunes, explica que o objectivo é melhorar a produtividade dos agricultores do vale junto à serra de Bornes, aumentando a sustentabilidade do Regadio.

 
reduzido 3

“Conseguirmos melhorar o regadio que já existe (regadio da Camba), colocar também instrumentos para uma melhor gestão da água. Além desta requalificação e modernização deste regadio, esperamos fazer um novo regadio com uma nova barragem junto à da Camba, que possibilite a rega do planalto de Vilarchão e uma parte da Parada. Este planalto tem agricultores muito dinâmicos e ativos que têm feito bastante investimento e o constrangimento principal é a não existência de regadio.”


A nova barragem é uma infraestrutura reclamada há cerca de 50 anos. Agora foi constituída uma junta de regantes que envolve os agricultores abrangidos pelo perímetro de Rega.

reduzido 3

“Com esta barragem nós estamos a responder a um anseio e, de certa forma, a uma promessa que já tem mais de 50 anos.

Esta questão do regadio de Vilarchão já se tem vindo a colocar deste o tempo em que o Engenheiro Camilo Mendonça fez os seus estudos para regar Trás-os-Montes e estava prevista uma barragem para regar esta zona. E, passados 50 anos, esperamos que, neste quadro comunitário, consigamos cumprir com essa espectativa dos agricultores de Vilarchão e Parada.”

Os dois projectos vão fazer nascer um perímetro de rega de 800 hectares. As candidaturas ao PDR 2020 serão realizadas em breve. As obras das duas infraestruturas têm um orçamento que ronda 12 milhões de euros. Prevê-se que estejam concluídas dentro de 2 anos e meio.

Informação CIR (Rádio Brigantia)