O macedense Adriano Moreira foi nomeado para o cargo de Presidente do Conselho Consultivo da Unidade Local de Saúde do Nordeste. A nomeação foi feita pelo Ministro da Saúde, Paulo Macedo, e hoje publicada em Diário da República.
Este conselho não tinha ainda sido ativado na ULS Nordeste, que assim se passou a designar desde 2011, e deve ter à cabeça, segundo o decreto-lei que regulamenta a entidade, uma personalidade de reconhecido mérito, que é nomeada pelo Governo da área da saúde vigente. Foi apontado o nome de Adriano Moreira, natural de Grijó, no concelho de Macedo de Cavaleiros, a quem se junta um representante das associações de municípios, um representante da administração regional de saúde, um representante dos utentes, um representante eleito pelos trabalhadores da ULS Nordeste, um representante dos trabalhadores voluntários, eleito por todos que prestem um serviço semelhante e dois profissionais de saúde, sem vínculo à Unidade de Saúde, a serem designados pelo conselho de administração.
Compete ao Conselho Consultivo apreciar os planos de atividade anuais e plurianuais, o relatório de contas e todas as informações que ache necessárias para garantir o bom funcionamento da ULS Nordeste, bem como emitir recomendações que considere úteis para melhorar os serviços prestados à população.
Adriano Moreira mostra-se honrado com a escolha.
Adriano Moreira diz encarar a atual situação da saúde com preocupação, e considera que os serviços devem estar perto das populações.
Adriano José Alves Moreira, atualmente com 92 anos, um vulto incontornável da sociedade e da política nacional, foi nomeado Presidente do Conselho Consultivo da Unidade Local de Saúde do Nordeste. Um cargo, não-renumerado, que vai desempenhar ao longo dos próximos três anos, sendo para a ULS Nordeste, diz a entidade em comunicado, “uma honra”.
Escrito ONDA LIVRE