A Federação Distrital do Partido Socialista e a concelhia do PS de Valpaços em comunicado manifestaram a “profunda indignação” com o facto do Agrupamento de escolas de Valpaços ter permitido a dispensa de aulas dos alunos dos 10º, 11º e 12º ano para poderem participar numa iniciativa de natureza partidária organizada pela JSD.
Ema Gonçalo membro do Secretariado da Federação Distrital do PS e também professora da escola secundária diz-se indignada uma vez que a escola deve ser um espaço de cidadania mas não deverá ser instrumentalizada ao serviço de interesses partidários, com prejuízo das actividades letivas.
Ema Gonçalo diz que vai endereçar uma carta ao Ministro da Educação e apresentará uma queixa à Inspecção-Geral de Educação e Ensino.
A sessão organizada pela JSD tinha como principal objectivo a divulgação da oferta educativa do ensino superior tendo como um dos oradores o reitor da UTAD Fontainhas Fernandes. Ema Gonçalo lamenta que está acção não tivesse sido feita por exemplo pela própria escola ou pela autarquia de Valpaços.
Ema Gonçalo coloca ainda a duvida se os pais e encarregados de educação terão sabido e permitido os alunos a ausentarem-se da escola para participarem nesta actividade de cariz partidário.
Informação CIR (Universidade FM)