Moncorvo já tem Espaço do Cidadão

Torre de Moncorvo tem desde ontem um Espaço do Cidadão. A valência foi inaugurada pelo secretário de estado da modernização administrativa e vai levar àquela vila novos serviços.

De acordo com o autarca de Torre de Moncorvo, o contrato com o Governo para instalação deste balcão na localidade inclui uma cláusula que impede a retirada dos serviços já existentes na localidade. Nuno Gonçalves esclarece que aceitou apenas que no espaço do cidadão funcionasse apoio a serviços que ainda não estavam disponíveis aos munícipes de Moncorvo.

 reduzido 3

“É importante porque vai complementar os serviços públicos que Torre de Moncorvo já tinha.

É bom recordar que o protocolo que celebramos com a secretaria da modernização administrativa foi um protocolo sui generis porque permitiu a Torre de Moncorvo garantir os serviços que já tinha, sendo o espaço do cidadão só uma complementaridade desses mesmos serviços. Ou seja, não teremos serviços no Espaço do Cidadão que já existissem em Torre de Moncorvo e isso é uma mais-valia para o próprio concelho.”

O presidente da autarquia quis desta forma assegurar que os serviços como a repartição de finanças, IEFP ou conservatórias se mantivessem em Torre de Moncorvo.

Os dois funcionários da autarquia que vão trabalhar no espaço do cidadão vão prestar atendimento digital assistido aos cidadãos, fazendo a relação com a Administração Pública.

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Instituto da Segurança Social, Caixa Geral das Aposentações ou Instituto da Mobilidade e dos Transportes são apenas alguns dos serviços da administração pública a que os moncorvenses terão agora acesso . Uma forma de reduzir distâncias.

reduzido 3

 

“São uma série de serviços que não existiam em Torre de Moncorvo e que vão permitir encurtar distâncias. Suponhamos que era necessário renovar uma carta de condução, normalmente as pessoas do município de Moncorvo iriam a Bragança para isso. E com a abertura do Espaço do Cidadão podem fazer esse mesmo serviço que ser-lhe-á prestado aqui no concelho.

Nesta descentralização e neste novo paradigma que vivemos, em que teremos de estar todos, de alguma forma, ligados, a criação deste espaço representa uma mais-valia para os municípios e, nomeadamente, para Torre de Moncorvo.”

O autarca de Torre de Moncorvo espera que este Espaço do Cidadão se venha a transformar num Loja do Cidadão, com apoio personalizado dos diversos serviços presentes.

Informação CIR (Rádio Brigantia)