O presidente do município de Torre de Moncorvo garante que a maioria do parque eólico não será instalada na Zona Especial de Protecção do Alto Douro Vinhateiro.
A Quercus comunicou a semana passada a preocupação em relação à instalação de um parque eólico com 30 torres na Lousa, no concelho de Torre de Moncorvo e em Carrazeda de Ansiães, ameaçando a paisagem classificada como património mundial da UNESCO.
“Quando li o comunicado que a Quercus fez, não me surpreendeu”, afirma Nuno Gonçalves. Diz ainda que “os mesmos argumentos são utilizados sempre que há qualquer tipo de investimento. O autarca moncorvense afiança mesmo que “o comunicado tem alguns erros”, como, ainda nas palavras de Nuno Gonçalves, o facto de uma parque eólico ter como delimitação de estudo e perímetro cinco quilómetros, o que quer dizer que “90% do parque fica de fora da zona do Alto Douro Vinhateiro”. Acrescenta ainda Nuno Gonçalves que a maior parte das antenas não vão ser visíveis do Douro. Por isso, o presidente de Moncorvo não tem dúvidas de que “alguém informou mal a Quercus”. Relembra ainda que o projeto esteve em consulta pública – “Gostaria de saber se a Quercus se pronunciou nessa consulta pública, ou se só veio agora fazer ruído e soundbites, como vem sendo hábito”, remata.
O autarca assegura que o estudo de impacto ambiental está a seguir as diretrizes comunitárias e exigências de uma área protegida. “Mas, apesar da proteção necessária, a região não pode ficar desprovida de investimentos que façam com que as pessoas que aqui vivem possam ter condições”, conclui Nuno Gonçalves, que conta ainda que “nesse parque uma das questões que está devidamente fundamentada é a social. Muitos dos arrendamentos vão ser feitos a famílias com pensões miseráveis”, junta o autarca, que diz “gostar muito de animais, mas ser um defensor de territórios com pessoas.”
O parque eólico que se prevê com 30 torres, e que abrange a Zona Especial de Protecção do Alto Douro Vinhateiro. Um investimento no valor de 70 milhões de euros.
Informação CIR (Rádio Brigantia)