Atividades desportivas e lúdicas reforçadas no concelho macedense

As quintas-feiras passaram a ser também dias de TokaBulir, um projeto pensado inicialmente para monitorizar 25 pessoas ao longo de alguns meses, que se dispunham a praticar exercício.

Estava previsto que o programa decorresse até este mês de novembro, mas o elevado número de adesões levou não só à prorrogação da iniciativa, como à introdução de novidades.

reduzido 3

“O projeto TokaBulir tem o seu término no mês de novembro. Mas, dado o sucesso deste projeto e com a adesão que tem tido por parte dos munícipe a esta iniciativa de atividade física, vamos prolongá-la até ao mês de junho do próximo ano. Cada vez mais recebemos pessoas do nosso concelho que têm aderido bastante. Colocamos mais um ponto de interesse que é a hidro-ginástica para completar essas atividades físicas.”

Ouvimos o vereador do Desporto, José Luís Afonso, que explica que este projeto é para seguir até ao verão. O TokaBulir é um projeto de âmbito nacional, tendo também como dinamizadores a Associação Portuguesa dos Diabéticos de Portugal, Portugal Sem Diabetes e a própria ULS Nordeste.

Esta não é a única atividade lúdica destinada à população. O programa Idade Maior Idade Melhor está no segundo ano, com atividades para ocupação de tempos livres.

reduzido 3

“O projeto está no segundo ano de vida e temos cada vez mais gente. Neste momento já são 36 idosos que estão dentro do projeto. Assim sendo, são cerca de mais 10 pessoas do que no ano passado e temos uma nova realidade: há idosos que vêm de Macedo de Cavaleiros mas também já há quem venha de outras freguesias vizinhas da cidade, que é o caso de Nogueirinha e de Travanca.” 

Todas estas atividades são ministradas por professores das AEC’s, disponibilizados pelo município.

Escrito por ONDA LIVRE