Há empresários dispostos a investir na Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros, revela o autarca local, Duarte Moreno. Espera-se agora que alguns lotes, adquiridos mas inutilizados, sejam revertidos ao município, para que possam ser novamente atribuídos.
“Não direi todos os dias mas estamos constantemente a receber propostas no sentido de disponibilizarmos lotes de terreno.
O que significa que não temos lotes para disponibilizar, só à medida que vão sendo revertidos para a Câmara Municipal é que o podemos fazer.
Isso tem vindo a acontecer, não com a frequência que desejávamos, mas com aquela que é possível para depois podermos atribuir-los aos empresários para façam logo os seus investimentos.”
Mas, relembra Duarte Moreno, é necessário melhorar os acessos, para tornar o espaço apetecível.
“Se não tivermos acessos condignos para que eles invistam não vão investir. Temos a Zona Industrial toda “entregue” a investidores mas onde não houver arruamentos nem estruturas não haverá também crescimento de emprego e riqueza para o nosso concelho.
Aos pouquinhos e através de orçamentação própria e da Câmara Municipal temos vindo a fazer alguns arruamentos para servir essas empresas que se querem instalar e mudar para a Zona Industrial que é hoje uma zona de grande distribuição a nível regional e que, de facto, precisa dessas infraestruturas para dinamizar essas empresas e também a nossa economia local criando emprego.”
E neste sentido há novidades. O município está a preparar uma candidatura, que deve ser apresentada antes do final do ano, para captar fundos para as desejadas obras.
“Abriu um aviso este mês que termina a 31 de dezembro no qual esta-mo-nos a preparar para nos candidatarmos às restantes infraestruturas e à conclusão definitiva da Zona Industrial para podermos contemplar e oferecer as condições necessárias aos empresários que já têm lotes e que, por ventura, irão deixá-los, sendo atribuídos a outros que queiram instalar-se aqui na Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros.”
A conclusão em definitivo da Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros pode ser uma realidade a curto prazo.
Escrito por ONDA LIVRE