O número de diabéticos no distrito de Bragança continua a aumentar.
Atualmente, há 17 mil na região, mas a presidente da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, Margarida Pires, vê o copo meio cheio nesta questão.
O passado sábado, Dia Mundial da Diabetes, foi dedicado à doença, mas também houve tempo para falar do projeto TokaBulir, uma parceria entre a Associação Portuguesa dos Diabéticos, Portugal Sem Diabetes e ULS Nordeste e a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Um projeto que começou em junho deste ano, e que teria término este mês, onde o objetivo era incentivar a prática de exercício físico entre diabéticos e não diabéticos, e ainda avaliar a evolução dos participantes. Tamanho é o sucesso que o prazo foi alargado, como nos conta o autarca local, Duarte Moreno.
A alimentação saudável, outro fator importante para quem sofre desta doença, foi tema em destaque, e parece mesmo preocupar os diabéticos.
Se na hora de ir ao supermercado tem dúvidas no que meter no carrinho, para fugir ao tão perigoso açúcar, a médica Eunice Rodrigues deixa algumas dicas para escolher acertadamente.
A legislação mudou, a favor do consumidor, e obriga agora a que os rótulos tenham a letra mais legível, que esteja num local visível na embalagem e que a informação seja mais acessível ao consumidor, com o uso de termos de mais fácil trato. Ainda assim, Eunice Rodrigues lembra que é importante que o consumidor, quer seja ou não diabético, participe em fóruns deste género ou procure informação em sítios fidedignos, para que não se deixe enganar pelas outras designações que o ingrediente açúcar pode ter.
Escrito por ONDA LIVRE