Projeto para combater a violência contra idosos chega a Macedo de Cavaleiros

Vai ser implementado em todo o distrito de Bragança o Projeto de Prevenção e Combate à Violência Doméstica/Familiar contra Idosos. A ação, que se vai desenrolar ao longo deste ano nos 12 concelhos, está a ser desenvolvida pelo Núcleo de Atendimento à Vítima da Associação de Socorros Mútuos de Bragança.

Ontem à noite, em Macedo de Cavaleiros, o projeto foi apresentado aos presidentes das juntas de freguesia do concelho. Teresa Fernandes, coordenadora do Núcleo de Atendimento à Vítima, explica em que vai consistir.

reduzido 3

“O projeto de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Familiar contra idosos é uma iniciativa que pretende especializar a resposta que já existe na área da violência doméstica a esta faixa etária que tem alguma especificidade, sobretudo no nosso território que é muito rural, ainda com tradições relacionadas com a cultura, com a religião e com a própria dinâmica familiar que muitas vezes camufla a existência desta violência e impede as vitimas de apresentarem queixa. Estas são vítimas que estão fragilizadas, de alguma forma, em razão da idade, do estado de saúde, também da desinformação de que são vítimas e são muitas vezes esses são os fatores responsáveis por se perpetuarem as situações de violência doméstica contra esta faixa etária.”

Apesar de ainda não haver dados estatísticos atualizados, Teresa Fernandes revela que a violência contra idosos é um fenómeno em crescendo.

reduzido 3

“Estamos ainda a fechar as estatísticas do ano 2015, ou seja, é muito recente. A problemática da violência contra idosos é algo que tem vindo a crescer exponencialmente também em resultado destas ações. Muitas vezes quem denuncia não são as vítimas mas sim os vizinhos e familiares ou técnicos da rede que conhecem as situações. Por vezes o alerta até é feito de forma secundária porque o primeiro pedido de ajuda é para pagar uma conta, apoio à medicação ou devido a problemas clínicos e a violência doméstica, depois aparece como exploração da história de vida da pessoa. Se queremos intervir temos que informar todos para que  possam desocultar este fenómeno.

Em termos de estatísticas, ainda não consigo dizer números pois ainda estamos a fechar o relatório de atividades para integrá-las também no relatório anual de segurança interna que será depois publicado pelo Ministério da Administração Interna, em junho ou julho. Este é um fenómeno em crescendo.”

O vereador da Ação Social do município macedense, José Luís Afonso, afirma que há registo de alguns casos no concelho, e que esta ação vai permitir colmatar outras iniciativas que já existem pensadas para os idosos.

reduzido 3

“Sim, têm chegado alguns registos à nossa Ação Social, também por parte de algumas juntas de freguesia onde este projeto irá ser dinamizado. Hoje temos aqui no Centro Cultural esta reunião do Núcleo Executivo da Ação Social para discutir a vinda deste projeto para o nosso concelho e tentar dinamizá-lo da melhor forma e tentar colmatar essas lacunas existentes no território.

A Câmara Municipal já tem várias ações onde estão incluídos o tratamento de dados estatísticos e também de algumas ações que vão de encontro ao combate à violência dos idosos, ações essas que estão referenciadas na nossa ação social . Esxistem ainda outras medidas que a Câmara Municipal tentou implementar a esse nível que é o caso da unidade móvel que irá avançar no início deste ano, também de alguns programas ligados à parte idosa, como o Macedo Cuidar e o Macedo Cuidar Mais e ainda a oficina móvel de reparações para tentar colmatar essas lacunas existentes no nosso concelho.”

As sessões de sensibilização vão chegar a 18 freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no mês de abril. Para a população das restantes freguesias, a Câmara Municipal vai disponibilizar transporte gratuito para as palestras que ontem ficaram delineadas. Os critérios de seleção das freguesias prenderam-se com o número de pessoas residentes com mais de 65 anos, os equipamentos sociais existentes, a distância à sede de concelho e aos casos já sinalizados. A primeira é a 3 de abril, em Chacim.

Escrito por ONDA LIVRE