A Confraria do Javali, sediada em Macedo de Cavaleiros, está prestes a entrar para a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.
A novidade é avançada pelo vice-presidente da federação, Luís Brás.
“A Confraria do Javali está a fazer a adesão à Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Queremos que mais façam parte, para termos uma visão mais global do que é a gastronomia portuguesa.
O dossier da Confraria do Javali está quase pronto, deve ficar completo dentro de um mês, e, por isso, na próxima assembleia-geral já vai estar como órgão-membro.”
Esta próxima assembleia acontece dia 11 de março, ainda sem local definido. Já são 80 confraria inscritas, com tendência a aumentar.
“É preciso ter vontade, união de trabalho e ter alguma atividade. Tem que se trabalhar para enaltecer algo da nossa região genuíno para estar neste federação.
A união faz a força. Se todos trabalharmos juntos, é mais fácil valorizar a gastronomia portuguesa.”
Novidade lançada também por António Silva, o grão-mestre da Confraria do Javali, que afirma que a recetividade tem sido boa.
“A Confraria tem tido uma recetividade muito grande, até porque estamos a passar esta fase de adesão à Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, que nos enche de orgulho. A partir daqui disputamos para outro patamar, e para levar a Confraria e Macedo de Cavaleiros mais longe.”
E as inovações gastronómicas não têm faltado.
“Estão a surgir novos pratos com javali, como o folar. Já provei, e é excelente.”
Neste momento, há 43 confrades, 11 dos quais foram entronizados na última Feira da Caça e do Turismo.
Escrito por ONDA LIVRE