Depois de vários anos de inatividade, a Concelhia de Vila Flor da Juventude Socialista volta ao exercício.
As eleições foram este sábado, com uma lista única a concorrer, encabeçada por Vítor Martins, que explica o regresso da estrutura com a vontade de realizar trabalho político no concelho.
“Esta iniciativa surgiu da contribuição de esforços de algumas pessoas. Em conversas, ao longo do tempo, fomos concluído que era importante fazer trabalho político na localidade.
Na minha opinião, não faz sentido termos jovens de qualidade, em várias áreas, e não se fazer um trabalho político mais aprofundado. No fundo, foi uma ideia de querer trabalhar mais em função da comunidade, à luz de um enquadramento político.”
Vítor Martins tem pela frente um mandato mais curto do que o que seria habitual, dadas as exigências do calendário eleitoral das concelhias, que vão a votos em outubro de 2017. Os objetivos para a Concelhia que lidera, esses, estão estabelecidos.
“Nesta fase inicial, de arranque, há dois objetivos que são prioritários. Foram desenhados pelo grupo, e são unânimes entre todos.
O primeiro deles é a formação política dos membros. Não demasiado aprofundada, como se de nível académico se tratasse, mas para que os jovens tenham mais conhecimentos políticos sobre o PS, da social-democracia e do socialismo democrático.
Há um segundo objetivo, que é crescer. Não em quantidade pela quantidade, mas é, efetivamente, uma prioridade. Até para suportar perdas, porque alguns elementos estão próximos dos 30 anos. Queremos crescer também para a escola secundária, até porque essa é uma determinação recente da estrutura nacional.”
Terão passado cerca de 25 anos desde que a Concelhia da Juventude Socialista de Vila Flor deixou de exercer atividade. Agora, está de novo a funcionar. Conta com 23 elementos inscritos, mas Vítor Martins afiança que o número pode mais do que duplicar rapidamente, visto que há mais 30 interessados em alistar-se na estrutura. Junta-se, deste modo, às concelhias juvenis de Mirandela, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Bragança.
Apesar de recente, a JS de Vila Flor tem já algumas atividades na calha, como um concerto solidário, por altura da Páscoa, uma sessão de esclarecimento sobre o preenchimento do boletim do IRS e outra sobre empreendedorismo.
A apresentação oficial da estrutura aconteceu este domingo, no Centro Cultural de Vila Flor, e contou com a presença de Mota Andrade, atual presidente da Federação Distrital do partido rosa, Carlos Guerra, que lhe deve suceder no cargo em março, e Júlia Rodrigues, deputada do PS eleita pelo distrito de Bragança.
Fonte fotográfica: Juventude Socialista de Vila Flor
Escrito por ONDA LIVRE



Após ler esta notícia, fico muito contente que a nossa Rádio deia visibilidade às concelhias da Juventude Socialista, contudo entristece-me que na mesma notícia, em que fazem referência às concelhias activas da JS se “esqueçam” de mencionar a de Macedo de Cavaleiros.
Esquecimento esse que pode ou não ser intencional, contudo cabe-me enquanto Presidente da concelhia da JS de Macedo de Cavaleiros, alertar para a falha da vossa notícia, tendo a agravante que a concelhia em falta na vossa notícia é nada mais nada menos, que do mesmo concelho que a Rádio Onda Livre.
Cumprimentos
Joana Silva Vaz