Os doentes do planalto mirandês que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) já não precisam de se deslocar à Unidade de AVC de Macedo de Cavaleiros para as consultas de acompanhamento.
Estas passam a ser feitas também no Centro de Saúde de Mogadouro, de forma descentralizada.
O diretor da unidade, Jorge Poço, explica esta nova valência.
“Começamos a notar que havia dificuldade por parte de alguns doentes em dirigir-se à consulta de AVC em Macedo de Cavaleiros.
Estes doentes vinham de concelhos mais distantes, nomeadamente Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Vimioso. Desde há algum tempo a esta parte começamos a pensar numa forma de poder ajudar estas pessoas. Depois lembramo-nos que em vez de serem eles a deslocarem-se a Macedo, podíamos nós aproximarmo-nos da área de residência deles. Escolhemos Mogadouro porque é mais central.”
Deste modo, passa a equipa, composta por 4 elementos – um médico de medicina interna, um neurologista, um enfermeiro e um fisioterapeuta – a deslocar-se, o que vem facilitar a vida aos doentes.
“O Centro de Saúde de Mogadouro tem boas condições para receber estas consultas.
Vai evitar que os doentes daquela área geográfica tenham de se deslocar a Macedo, com todos os inconvenientes que isso trazia, quer económicos, porque muitos deles têm alguma idade e com parcos recursos, para além da comodidade.”
Dia 7 de abril foi o primeiro dia de consulta em Mogadouro. Foram atendidas 4 pessoas, que, segundo relato de Jorge Poço, ficaram agradas com a iniciativa.
“Sem perguntarmos nada, os doentes mostraram por eles mesmos a sua satisfação. Disseram-nos ‘que maravilha vocês terem vindo aqui, nem sabem o bom que foi’.
É uma viagem longa e que não é fácil, mesmo para nós que somos jovens. Imaginem para quem está acamado, numa cadeira de rodas ou que te dificuldade de locomoção.
Nesse sentido, foi muito positiva esta mudança.”
Por ano, prevê-se que esta medida chegue a 50 pessoas seguidas pelo serviço da Unidade Local de Saúde. Números que, tendo em conta a realidade da região, relembra o médico Jorge Poço “fazem a diferença”.
As consultas funcionarão por marcação prévia, quando houver “um número razoável de doentes agendados”.
Escrito por ONDA LIVRE


