Aprovadas portagens mais baratas para a A24. Descontos para a A4 em estudo

A Assembleia da República aprovou ontem por maioria a proposta de redução do valor das portagens nas autoestradas do interior e Algarve.

Também hoje no parlamento foram discutidas as propostas dos PCP e Partido Ecologista os Verdes, que previam a abolição das portagens, nomeadamente na A4 e acabaram por ser chumbadas.

O deputado socialista que apresentou a proposta, João Paulo Correia, explica que está em curso um estudo para definir em que traçados será implementada a redução, admitindo a possibilidade de que troços da A4 venham a ter portagens mais baratas.

reduzido 3

“O Governo está a estudar o modelo da redução dos preços nas portagens do interior do país e do Algarve.

O modelo não poderá comprometer a execução orçamental de 2016 e dos anos seguintes. Os lanços em concreto em cada uma das vias só se saberão quando o Governo terminar esse estudo.”

O deputado socialista acredita que o pagamento dos actuais valores prejudicou os cidadãos e empresas do interior.

reduzido 3

“A proposta que o Partido Socialista apresentou visou os concelhos do interior porque o anterior Governo no final de 2012 eliminou os descontos nas concessões rodoviárias que recebiam discriminação positiva. Acabou por prejudicar a economia local, o que teve impacto no poder de compra das pessoas e das empresas da região.”

João Paulo Correia adianta que a medida deverá ser implementada ainda este ano, possivelmente antes do Verão.

O projecto de resolução do Partido Socialista, aprovado hoje por maioria, recomenda ao Governo que promova a redução do valor das portagens nas autoestradas do interior e nas vias rodoviárias sem alternativas adequadas de mobilidade e segurança.

Deverão ser incluídas nesta medida as portagens da A24 entre Viseu e Vila Real, da A23 que liga Torres Novas e a Guarda, da A25 entre Aveiro e Vila Formoso, e da A22 que atravessa o Algarve, estando em aberto a possibilidade de alguns troços da A4 virem a receber os descontos.

Informação CIR (Rádio Brigantia)