Trás-os-Montes “viaja” até à Assembleia da República

Ontem, a Assembleia da República encheu-se de aromas e sons transmontanos, com uma Mostra Cultural Transmontana, onde os deputados foram convidados a conhecer a região, sem sair de Lisboa.

Organizada pelos deputados do distrito de Bragança, em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, e aos grupos de ação local, e onde a comunicação social regional também esteve representada, esta Mostra surge como uma tentativa de angariar mais visitantes para o nordeste do país, conforme explica Júlia Rodrigues, deputada do distrito pelo PS.

reduzido 3

“Esta Mostra surgiu da ideia de termos aqui (na Assembleia da República) produtos regionais e, por outro lado, uma vertente cultural, quer com jornais e revistas da imprensa local, artesanato e tradição oral.

Temos aqui deputados de todos os grupos parlamentares, para dar a conhecer os nossos produtos, e incentivar a visita o distrito de Bragança. Pelas paisagens também, e pelo nosso bom receber.”

A região não é “um encargo” para o país, mas sim “uma oportunidade”, afirma do presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Américo Pereira, até porque tem todo o potencial.

reduzido 3

“É bom percebermos que os territórios de montanha e de baixa densidade não são um encargo para o país; são antes uma oportunidade.

Aliás, o primeiro setor económico que deu sinais de progressão foi, justamente, a agricultura. E, dentro do setor primário, foram os produtos de montanha a dar mais sinais de vitalidade.

E é o que se faz nas nossas regiões, que tem alta qualidade e que são muito procurado. São produtos que não têm concorrência.”

Também o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, marcou presença no evento.

reduzido 3

“Esta Mostra é muito importante, porque aqui estão deputados de todos os partidos e de todas as regiões. E, portanto, cada um deles pode ser um embaixador da região transmontana, e do que tem de melhor, que são as pessoas e a gastronomia.”

Antes, os representantes de vários órgãos de comunicação do distrito de Bragança foram ouvidos pela Comissão da Cultura e Comunicação Social, presidida por Edite Estrela, onde expressaram as dificuldades pelas quais passa atualmente o setor. Foi ainda entregue um caderno de reivindicações.

Escrito por ONDA LIVRE

One thought on “Trás-os-Montes “viaja” até à Assembleia da República

  1. Parabéns à Rádio Onda Livre, presente no evento. Uma voz transmontana que difunde as notícias sobre as grandezas e carências da nossa região e das suas Gentes. Como foi o caso deste evento, relevante, onde também me encontrava.
    Parabéns, também, aos senhores deputados e entidades que promoveram a Mostra Cultural Transmontana. Principalmente a senhora deputada Júlia Rodrigues e os senhores deputados Adão e Silva e José Silvano.

Comments are closed.