Marcelo Rebelo de Sousa diz que se deve mostrar “gratidão” para com os governantes que contribuíram para obras no país

O Presidente da República defendeu ontem que “fica bem a gratidão” para com os que contribuíram para obras no país.

É o caso do antigo primeiro-ministro José Sócrates, que se cruzou com Marcelo Rebelo de Sousa, ontem, durante a inauguração oficial do espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa.

Os dois acabaram por se cumprimentar depois dos discursos oficiais, durante os quais o Presidente da República disse ao autarca local, José Marques, que lhe ficou muito bem ter gratidão em relação àqueles que, ao longo do tempo, contribuíram para que o espaço em memória do escritor transmontano Miguel Torga fosse possível.

reduzido 3

“Porque é que eu não haveria de registar o que fez o senhor presidente da câmara, que foi o contributo do Governo a que ele presidiu para esta obra?

Acho que aí ninguém, muito menos o Presidente da República, pode ser faccioso. Ao longo do tempo, muita gente contribui para certas obras. E o reconhecer isso é uma questão de justiça”.

José Sócrates afirmou que se associou à inauguração oficial do Espaço Miguel Torga pelo simbolismo da homenagem ao poeta e pelo reconhecimento da autarquia ao Governo que liderou e ajudou a concretizar o projeto.

reduzido 3

“Foi um convite simpático do senhor presidente da câmara, que me deixou sensibilizado. E resolvi aceitar, ao contrário de outros que tenho declinado, por duas razões fundamentais. A primeira é o simbolismo que esta inauguração tem, por estar ligada a Miguel Torga, grande poeta português, mas, acima de tudo, transmontano.

E, por outro lado, o facto de esta inauguração ter o simbolismo de ter associado um Governo que eu liderei, e que ajudou a fazer uma homenagem a um grande poeta português.”

José Sócrates a cruzar-se com Marcelo Rebelo de Sousa, ontem, em Sabrosa, o segundo “Portugal Próximo”.

O Presidente da República passou também por Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Boticas e Chaves. Neste último inaugurou o Museu Nadir Afonso.

Marcelo Rebelo de Sousa passa hoje por Bragança, de manhã, à tarde por Vila Flor e Alfândega da Fé, e, à noite, por Freixo de Espada à Cinta.

Informação CIR (Rádio Ansiães)