O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Soares, vai requerer ao Governo, esta segunda-feira, a resolução urgente do problema dos resíduos de papel e plástico prensado que continuam por retirar, dos escombros de um armazém do complexo do Cachão, em Mirandela, após o incêndio registado há seis meses.
O parlamentar que é também presidente da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, na Assembleia da República, esteve no local, no passado sábado, e verificou que os resíduos continuam a arder e o mau cheiro é insuportável, pelo que defende que, em última instância, seja a Administração Central a tomar a iniciativa de retirar os resíduos.
Recorde-se que depois do último incêndio, a CCDRN fez saber que a empresa Mirapapel não estava autorizada a armazenar o material naquele local” e já tinha sido alvo de autos de contraordenação e ordens para remoção dos resíduos e deposição em aterro adequado”, nomeadamente uma coima de 38.500 euros.
A empresa alega que não tem condições para proceder à retirada dos resíduos e a Câmara de Mirandela fez saber que se trata de um esforço financeiro insuportável pelo orçamento municipal.
Informação CIR (Rádio Terra Quente)