Júlia Rodrigues é a nova coordenadora do PS da Comissão de Agricultura e Mar

A deputada socialista eleita pelo círculo de Bragança, Júlia Rodrigues, foi convidada para ser a nova coordenadora do grupo parlamentar da Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República.

A mirandelense já integrava a comissão e o convite surgiu do presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Carlos César, depois de o antigo coordenador socialista, António Borges, ter abandonado esse cargo. A deputada que está a cumprir um primeiro mandato na Assembleia da República encara esta oportunidade “como uma grande responsabilidade”:

reduzido 3

“Fui convidada pelo presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, para coordenar o Grupo Parlamentar do PS na Comissão de Agricultura e Mar. É um grande desafio, um grande compromisso. Um trabalho que requer a coordenação dos deputados do PS na referida comissão, e todo o trabalho que passa por lá.

Para mim, é mais uma responsabilidade, que encaro com vontade de fazer melhor. É um desafio muito grande, e estou satisfeita por esta oportunidade.”

A deputada espera que a sua experiência na  Direcção Regional de Agricultura do Norte possa ajudar nas novas funções.

A Comissão de Agricultura e Mar é presidida por Joaquim Barreto e cada grupo parlamentar tem um coordenador.

O nome de Júlia Rodrigues terá ainda de ser aprovado em reunião de grupo parlamentar, mas a médica veterinária de 44 anos está já a assumir as funções de coordenação de forma efectiva desde a semana passada.

reduzido 3

“Trabalho há 20 anos na Direção Regional. Trabalho em serviços veterinários, e há muitas iniciativas que passam pela comissão, que passam pela sanidade animal, com a produção pecuária, mas também com o bem-estar, e por outro lado, relacionado com a agricultura.

Temos colegas de várias áreas, que depois podem assumir, o mar, as pescas, as florestas e o desenvolvimento rural, que são fundamentais para o desenvolvimento dos territórios.”

A função de coordenação da comissão passa pela discussão interna das questões relacionadas com a agricultura e mar, sob o ponto de vista das decisões, como apresentações e apreciação dos projectos e propostas de lei e a elaboração dos pareceres, a apreciação de apresentações de iniciativas, audições aos ministros da agricultura e do mar, e outras audiências.

Júlia Rodrigues integra ainda a comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas e a comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, enquanto suplente.

Informação CIR (Rádio Brigantia)