A greve dos enfermeiros teve uma adesão de 77% na Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN), composta pelos hospitais de Mirandela, Macedo e Bragança.
Em Macedo de Cavaleiros só cerca de 28% dos profissionais compareceram ao serviço entre a 8h da manhã de ontem e as 16h do dia de hoje.
Números confirmados por Elisabete Barreia, Dirigente Sindical do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que diz ser a prova da insatisfação dos profissionais.
“A adesão na ULS Nordeste reflete, em média, os números que se verificaram no país, 77%.
Este valor indica que, realmente, os enfermeiros estão insatisfeitos. Sabemos que dois dias de greve têm algum peso a nível do salário mas é, claramente, uma mostra que fazemos ao governo de que estamos insatisfeitos com as condições em que a enfermagem está.”
Uma greve de dois dias, onde as principais reivindicações são o pagamento das horas extraordinárias e a reposição das 35 horas de trabalho a todos os enfermeiros, refere a dirigente sindical.
“Existem vários motivos pelos quais voltamos a estar em luta, mas a questão mais importante prende-se com a reposição integral do valor das horas extraordinárias que está a ser pago com valores muito abaixo do correto. Às vezes chegam mesmo a ser pagas a 1,5 €.
Pedimos também a aplicação das 35 horas a todos os enfermeiros contratados porque apenas os enfermeiros da função pública viram o horário restabelecido, enquanto que aqueles que têm contrato de trabalho continuam a trabalhar 40 horas.
Queremos também a admissão de mais enfermeiros para suprir as necessidades dos serviços, o que não tem acontecido, e pedimos ainda o progresso nas carreiras.”
Elisabete Barreira diz ainda que admissão de mais enfermeiros poderia solucionar alguns dos problemas que atualmente enfrentam.
“Há ainda alguns serviços que precisam de mais enfermeiros, caso contrário não estaríamos a pagar horas extraordinárias nem a atingir horas absurdas e a dever turnos.
Por isso, é importante que admitam mais profissionais e colmatem as falhas.”
A nível nacional a greve teve uma adesão entre os 72% e 75%.
Escrito por ONDA LIVRE

