A Juventude Social Democrata do distrito de Bragança tem um novo líder.
O jovem Paulo Afonso, de 28 anos, é vice-presidente da concelhia da JSD de Mirandela e sucede agora a Ricardo Pinto, na distrital.
Numa nota enviada à imprensa, a JSD explica que a eleição de Paulo Afonso surge “depois da perda de mandato dos órgãos distritais anteriores”, pretendendo agora iniciar “uma nova fase para a distrital de Bragança”.
Contatado pela CIR, o novo líder da distrital da JSD não quis entrar em pormenores mas admitiu que havia uma certa “apatia” e “situações menos próprias” no seio dos jovens sociais-democratas.
“O projeto iniciou há um ano, foi devido a um sentimento crescente de oposição à apatia que os órgãos distritais viviam há algum tempo no distrito. Inicialmente, na nossa concelhia, deparamos-nos com situações menos próprias no comportamentos dos órgãos distritais, que nos levou a criar um projeto alternativo, a falar com as outras concelhias. Entre todos fomos construindo este projeto, para que a distrital fosse ativa, dinâmica e interventiva, e que saísse da apatia onde estava já há alguns anos.”
Atualmente há estruturas concelhias da JSD que estão inactivas, como é o caso de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Carrazeda de Ansiães e outras que terão eleições em breve, neste caso, Miranda do Douro e Torre de Moncorvo.
Os novos órgãos distritais querem reactivar todas as concelhias e descentralizar as reuniões.
“É fundamental que todos os jovens tenham uma concelhia, onde possam bater à porta e ser ouvidos, que os possa representar. Que seja a sua voz das suas preocupações, dos seus anseios, e que procure resolver os seus problemas no concelho e no distrito.
O segundo objetivo é criar uma dinâmica de funcionamento constante, de forma centralizada, ou seja, percorrer sempre o distrito. As reuniões da comissão política serão mensais, como definem os estatutos, uma por cada concelho. Uma vez que são 12 concelhos, dará uma reunião em cada um deles por ano.”
Paulo Afonso foi eleito no passado sábado, depois da moção que apresentou, intitulada “Mais perto” ter sido aprovada no congresso distrital da JSD.
Os problemas associados à interioridade, como “o desemprego, o despovoamento e o envelhecimento da população” estiveram na base da fundamentação desta moção.
“Tentaremos abordar as temáticas do distrito. O ciclo vicioso do desinvestimento, do despovoamento, do desemprego e do envelhecimento. Não na lógica do diagnóstico, e de voltarmos outra vez a dizer que sofremos destes problemas. Mas sim tentar encontrar exemplos, quer a nível nacional, quer no estrangeiro, para que consigamos chegar a medidas que combatem estes problemas, a nível concelhio e distrital.”
Os jovens sociais democratas prometem ainda empenhar-se em ajudar o partido a preparar as próximas eleições autárquicas.
A lista liderada por Paulo Afonso foi a única apresentada a sufrágio no passado sábado. Amanhã, é a tomada de posse da JSD e do PSD de Alfândega da Fé, que vai contar com a presença do Secretário-Geral do PSD, José Matos Rosa.
Informação CIR (Rádio Brigantia)