Brevemente, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros deverá receber a visita de um técnico da empresa Infraestruturas de Portugal, para que se decida o futuro estação de caminho-de-ferro da cidade.
Ainda que sem uma data definida, assim ficou alinhavado numa reunião a 28 de dezembro. Duarte Moreno, autarca local, lembra que nos planos está o reaproveitamento do espaço canal para a construção de uma ciclovia.
“Para começarmos a tratar quer do espaço canal, quer do edifício da estação.
Neste caso, queriam já um programa daquilo que se poderia fazer no edifício. Ainda está muito no ar, ainda não sabemos bem. A autarquia quer fazer a gestão do espaço canal para a construção de uma ciclovia. E quer também o edifício da estação.”
O edifício da estação propriamente dito deverá servir de “porta de entrada” para a ciclovia.
“Será a porta de entrada. Terá que ter serviços de apoio para quem anda de bicicleta, ou a pé, uma pequena loja de apoio para poder fornecer alimentos e bens essenciais. Ainda um espaço para reparação das bicicletas de quem passar pelo espaço canal, que, se for concretizado na totalidade, terá 74 quilómetros.”
O destino da estação ferroviária de Macedo mais próximo de ser delineado. Recorde-se que o mesmo, assim como o que resta da Linha do Tua que ainda não foi desclassificada, é propriedade do Estado, sendo da gestão da Infraestruturas de Portugal, que absorveu a Refer.
Escrito por ONDA LIVRE