A Confraria do Javali já tem sede, no Bairro de São Francisco, em Macedo de Cavaleiros.
Foi inaugurada ontem de manhã, num dos edifícios pertencentes à Câmara Municipal situado naquele bairro social. António Silva, Grão-mestre da confraria, explica o futuro uso deste espaço.
“Vamos fazer aqui um pequeno auditório onde faremos trabalhos sobre a gastronomia do javali e onde queremos proporcionar acolhimento quando outras confrarias que nos visitem entenderem vir fazer trabalhos de campo através da divulgação de produtos que também promovem na região deles.”
Uma sede prometida há algum tempo. Mais uma associação cultural que se muda para o São Francisco. Uma forma, considera Duarte Moreno, autarca local, de dar mais dinamismo àquele bairro social.
“Temos várias associações que passaram por aqui sempre com espaços dignos e é importante que tenham um local para estar.
Outro objetivo é dar dinamismo ao bairro que nos próximos dois anos vai sofrer uma transformação através de uma requalificação, quer dos imóveis quer do urbanismo do próprio espaço, o que o vai tornar ainda mais apelativo.”
A Confraria do Javali inaugurou ontem a sua sede, em Macedo de Cavaleiros. Atualmente é composta por 42 confrades, e tem cinco anos de existência.
Uma iniciativa inserida no programa da XXI Feira da Caça e do Turismo, que culminou com o descerrar da placa da rebaptizada Rotunda da Capital da Caça, numa das portas da cidade.
Escrito por ONDA LIVRE