Apesar de todos os avisos, os acidentes de trator continuam a ser recorrentes.
Os motivos são quase sempre os mesmos, relembrados pelo Cabo da GNR de Bragança António Silva.
“Retirar a proteção EPC, vulgo arco de Santo António. Tiram, às vezes, para lavrar as oliveiras e árvores de fruto, depois não as voltam a colocar, e por vezes dão-se acidentes.
O consumo das bebidas alcoólicas, que por vezes é demasiado. O uso de roupas inadequadas, como roupa larga, e que pode prender na máquina e causar acidentes. E, a condução, que às vezes não é adequada ao terreno.”
Declarações à margem de uma ação de formação de prevenção promovida pela GNR este domingo em Limãos, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Guilhermino Matias e José Neto têm produções agrícolas, e fazem uso destas máquinas. Admitem que nem sempre cumprem as normas de segurança.
Guilhermino Matias – Dentro do possível. O melhor que pudemos. Às vezes, facilitamos.
José Neto – Admito que sim, às vezes facilitamos. Nós abusamos dos tratores, por vezes. Metemos-nos onde não devemos. E eles não são tratores, são traidores.
Guilhermino Matias – Abusamos para chegar um bocadinho mais à frente, para fazer o trabalho. Às vezes sabemos que não temos os travões suficientes, mas pensamos que a embraiagem é suficiente. No ano passado, andava com o trator de um vizinho, e tive que pular dele. Deixei-o.
Esta formação fez parte do programa da segunda edição da AgroCaça, uma feira que alia a montaria ao javali com a venda de produtos locais. José Sarmento é membro da junta de freguesia, e conta que esta iniciativa mobilizou mais gente.
“Este ano, com esta formação, que tem a ver com as coisas da aldeia e com as pessoas, aderiram mais. Eu tenho também trator, sou agricultor de fim de semana, por isso esta formação foi em parte para mim. Costumo ter cuidado, até porque o meu trator é pequeno. Mas na parte da sinalização, admito que estou em falta.”
Este ano, os acidentes com tratores já vitimaram uma pessoa no distrito de Bragança. No ano passado, a GNR registou 24 acidente, de onde resultaram 16 feridos e 7 mortos.
Escrito por ONDA LIVRE