Folar de Valpaços passa a ser certificado

O folar de Valpaços ganhou hoje a Indicação Geográfica Protegida (IGP). O anúncio partiu, esta manhã, da Comissão Europeia, que concedeu a certificação.

O processo de avaliação desta candidatura começou em 2015. Agora, e a menos de dois meses para a próxima Feira do Folar (de 7 a 9 de abril), a confeção deste novo produto IGP fica circunscrita ao concelho valpacense.

“Um dos entraves ao processo foi o número e o tipo de ingredientes que compõem o Folar de Valpaços, como a farinha, os ovos, o azeite, a linguiça, o salpicão, o presunto, entre outros. São eles que o tornam inigualável a qualquer outro, mas pelas suas especificidades também tornaram o processo de certificação mais demorado”, explicava a autarquia no seu site e, 2015. Explicava ainda que “a qualificação do Folar de Valpaços como IGP é um processo de extrema importância regional e local para a valorização e promoção desta iguaria gastronómica e para a sua proteção a eventuais usurpações. Esta qualificação permitirá ainda a valorização e promoção de outros produtos que se utilizem na sua composição”.

Escrito por ONDA LIVRE