Já são conhecidas as 49 finalistas para as 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, com três representações do distrito de Bragança, uma no concelho de Macedo de Cavaleiros e duas no de Bragança.
Podence e Montesinho são pré-finalistas na categoria de Aldeias Autênticas e Rio de Onor alcançou um dos 7 lugares na categoria de Aldeias em Áreas Protegidas.
Os nomes dos 49 finalistas foram dados hoje a conhecer na Aldeia da Pena, no concelho de São Pedro do Sul (Viseu). Sobre o distrito, Luís Segadães, o presidente do projeto, não tem dúvidas de que é uma boa oportunidade para Bragança se dar a conhecer.
“Bragança, e todos os distritos, têm aldeias magníficas. Não vejo nestas 49 alguma a que se possa ‘torcer o nariz’.
Mas é uma oportunidade excelente para Bragança mostrar ao mundo o que tem, aproveitar as estradas que demoraram anos a construir, e que agora nos põem no distrito num ápice.”
Também Duarte Moreno, o presidente da DESTEQUE, e autarca macedense, Duarte Moreno, vê vantagens neste projeto.
“Para já, dar mais a conhecer estas aldeias. Foi a partir das aldeias que tudo nasceu. Apesar das pessoas irem procurar uma vida melhor noutros locais.
É nas aldeias que está o fruto da resistência. Há uma simbiose perfeita entre a biodiversidade e a própria aldeia. E estamos num exemplo de uma aldeia de uma resistência humana é muito profunda para com o seu território. Vai por isso enaltecer as aldeias, e aumentar a procura.”
Presente esteve ainda o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que afirma que as aldeias não podem ser museus.
“As aldeias não podem ser museus, nem os seus habitantes peças desses museus. Têm que ter vida própria, e isso não pode acontecer sem economia e sem rendimento que permita que as pessoas tenham níveis de vida equivalentes às que vivem nas cidade. Por isso, na agricultura há um conjunto de medidas para fixar agricultores. A profissão que foi desqualificada no passado está hoje em prestígio crescente.”
Ainda a destacar mais uma nomeação transmontana. Na categoria de Aldeias Ribeirinhas, Vilarinho de Negrões, no concelho de Montalegre.
O Centro é a região de turismo com maior número de aldeias a concurso, com 14 aldeias candidatas. Segue-se o Alentejo e Ribatejo com 9 aldeias candidatas, o Norte com 8 aldeias. Açores e Algarve concorrem com 6 aldeias cada. A Madeira conta com 4 aldeias a concurso e Lisboa e Vale do Tejo com 2 aldeias.
As 7 aldeias Maravilhas de Portugal vão ser conhecidas em Setembro.
Escrito por ONDA LIVRE