O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas prepara-se para a apoiar a constituição de mais 20 equipas de sapadores florestais em Portugal. O presidente do ICNF, Rogério Rodrigues, acrescenta que vão ser requalificadas as 44 que existem, por que muito do material que usam já está obsoleto. “Algumas das viaturas têm 10 anos de idade”, salienta Rogério Rodrigues, por isso vão investir na “requalificação de viaturas e outros equipamentos das equipas existentes”. O representante do ICNF explicou ainda que a estratégia que está montada prevê a criação “de x em x anos” de mais 20 equipas e “todos os anos ir requalificando uma boa parcela delas para que dentro de 6 ou 7 anos esteja constituído um corpo bem equipado”.
Entre as mais de 100 candidaturas apresentadas, serão privilegiadas as de áreas mais necessitadas deste tipo de meios, “onde exista floresta e necessidade de investimento”.
A estratégia nacional para as florestas prevê 500 equipas de sapadores, mas segundo o presidente do ICNF, “é algo que tem de ser anualmente analisado, tendo em conta a disponibilidade financeira para esse fim”.
Informação CIR (Rádio Ansiães)