Números de doentes com diabetes tem vindo a aumentar, e isso pode não ser mau

A nível nacional, 13,4% da população sofre de diabetes. No distrito de Bragança serão pelo menos 17 mil pessoas portadores da doença.

E o número tem vindo a aumentar, muito por culpa de um diagnóstico cada vez mais precoce, explica Margarida Pires, presidente da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança.

reduzido 3

Esse aumento é verificado quer a nível nacional, quer a nível distrital e concelhio.

Também porque cada vez mais se tem feito a avaliação do risco, e começa-se a diagnosticar atempadamente, ou pelo menos mais cedo, a diabetes.

Por isso os números estão a aumentar porque também é a nossa missão, como associação e como profissionais de saúde, diagnosticar precocemente a diabetes. Muitas vezes só se descobria já quando estavam as complicações instaladas.

Números avançados à margem da 8ª Caminhada Saúde On Tour, que ontem aconteceu em Macedo de Cavaleiros, que juntou mais de 200 participantes num percurso a terminar no Santuário de Santo Ambrósio, já na freguesia de Vale da Porca. Lá, decorreram várias ativades lúdicas e desportivas.

Uma parceria com a câmara municipal, para sensibilizar para a saúde no seu pleno, considera o vice-presidente do município, Carlos Barroso.

reduzido 3

Para a problemática da diabetes e para questões ligadas com a saúde, como o desporto e esta atividade física e lúdica, sem ser intensiva, é sempre uma atividade que previne doenças e evita outras, até do foro cardíaco. É sempre excelente participar.

Fora isso, é o convívio, que também nos faz melhorar a nossa qualidade vida, em termos psicológicos.

A Rádio Onda Livre esteve a cargo da animação musical desta 8ª Caminhada Saúde On Tour.

Escrito por ONDA LIVRE