Estão apresentadas as listas do Partido Socialista em Macedo de Cavaleiros às autárquicas de outubro. A apresentação aconteceu este domingo no Parque Municipal de Exposições.
Nos cinco primeiros, nomes renovados, em relação a 2013, que pertencem a 2 mulheres e 3 homens: Sónia Salomé, Rui Vilarinho, vindo da CDS, onde tinha concorrido com independente, Elsa Escobar, Pedro Mascarenhas, nº 2 e presidente da concelhia socialista, e o já sabido cabeça de lista Benjamim Rodrigues. Para a Assembleia Municipal, a escolha recaiu em Camilo Morais.
Saúde, apoio à terceira idade e o ensino estão no topo das prioridades.
O social é o que nos move. Toda a causa social é o tratamento igual, o apoio aos desfavorecidos, o apoio aos doentes, aos idosos. Isso para nós é fundamental: saúde, apoio à terceira idade, ensino. É a nossa causa, a nossa missão. Vamos privilegiar isso, de forma condigna, para que os nossos eleitores possam entender que nós estamos com eles, e que o concelho precisa que nós nos dediquemos de alma e coração, para que entre novamente na senda do progresso. Com isto não estou a criticar a atividade dos meus adversários. O que eu estou a dizer é que é possível fazer mais.
Sobre o ensino superior, o médico ortopedista considera possível o regresso à cidade deste nível de instrução, mesmo que com outros moldes.
Somos nós que temos que procurar o interesse das universidades. O interesse é nosso, não é das universidades, é óbvio. Mas se a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro já teve um pólo em Malhadas (Miranda do Douro), também pode ter em Macedo de Cavaleiros. Aliás, justifica-se. A cidade floresceu quando teve ensino superior. Eu próprio fui professor no Instituto Piaget e posso-vos dizer que formamos gente com muita qualidade.
Benjamim Rodrigues acredita ainda que está instalada uma espécie de “política do medo” instalada na câmara municipal atual.
É verdade, não tenham dúvidas. Isso existe. Nós temos conhecimento de situações concretas, que eles sabem muito bem, em que levam pessoas aos gabinetes e ameaçam-nas. Inclusive ameaças de despedimento por justa causa. Isso não é forma de fazer política.
Já fui como perito a juntas médicas ao Porto, e a outros lados, por recusa da Câmara em deixar que os seus funcionários sem capacidade, por doença evidente, que deixem de fazer esforços e trabalhos que já não são adequados nem para a sua idade nem para as limitações físicas que têm.
Não posso dizer com certeza, mas certamente havia 1000 pessoas dentro deste pavilhão. De certeza que há muito descontentamento.
A revisão do Plano Diretor Municipal, a remodelação do sistema de distribuição de água em baixa e luta pela criação de uma unidade hospital multidisciplinar central ao distrito Bragança em Macedo foram outras das ideias lançadas nesta apresentação da candidatura “Sim, é Possível”. Garantiu ainda que, em caso de eleição, vai cumprir o mandato até ao fim, numa “mensagem para a oposição”, para que “não use mais esse argumento”.
Além do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, veio Jorge Gomes, com raízes no concelho, Secretário de Estado da Administração Interna, afirmou que a direita “já teve o seu tempo”.
Sim, acabou o tempo. Todos tiveram o seu tempo. Eles tiveram o tempo deles. Não cumpriram. Não foram capazes. Não fizeram de Macedo aquilo que a cidade vinha a ser, e que sempre foi – uma das âncoras do nosso distrito. E conseguiram que tudo isso se esquecesse, que se olhasse para Macedo com desconfiança, com falta de dinâmica, que a juventude não gostasse de Macedo. Conseguiram que nos esquecêssemos de Macedo. Mas nós não esquecemos, nem vós esqueceis.
E talvez em relação aos mais recentes acontecimentos nacionais, e toda a polémica em torno do combate aos incêndios, também Jorge Gomes deixou a garantia de que vai cumprir o mandato até ao fim, afastando deste modo a hipótese de demissão.
Confira os candidatos às Juntas de Freguesia do concelho:
Junta de Freguesia de Amendoeira: Celestino Gonçalves
Junta de Freguesia de Arcas: José Carlos Jecas
Junta de Freguesia de Carrapatas: Armando Carrazedo (recandidato)
Junta de Freguesia de Chacim: José Vitor Fernandes
Junta de Freguesia de Cortiços: José Manuel Fernandes (recandidato)
Junta de Freguesia de Corujas: Domingos Barreira
Junta de Freguesia de Ferreira: António Gomes
Junta de Freguesia de Grijó: João Rocha
Junta de Freguesia de Lagoa: Daniel Sá
Junta de Freguesia de Lamalonga: Daniel Fraga
Junta de Freguesia de Lamas: Rogério Pires
Junta de Freguesia de Lombo: Armindo Cepeda (recandidato)
Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros: Cristina Brinço
Junta de Freguesia de Morais: Filipe Lopes
Junta de Freguesia de Olmos e Malta: Adelaide Rocha
Junta de Freguesia de Peredo: Ricardo Cordeiro
Junta de Freguesia de Salselas: João Pinto
Junta de Freguesia de Sezulfe: Gilberto Pires (recandidato)
Junta de Freguesia de Talhas: Inácio Roma (recandidato)
Junta de Freguesia de Vale Benfeito: Orlando Carvalho
Junta de Freguesia de Vale da Porca: Sílvia Parada
Junta de Freguesia de Vale de Prados: Eduardo Meireles
Junta de Freguesia de Vilarinho de Agrochão: Manuel Mico (recandidato)
Junta de Freguesia de Vinhas: Domingos Ferreira
União de Freguesia de Ala e Vilarinho do Monte: Gumesindo Gomes
União de Freguesia de Bornes e Burga: Manuel Florindo
União de Freguesia de Castelãos e Vilar do Monte: José Miguel Cabanas
União de Freguesia de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco: Lisete Órfão
União de Freguesia de Podence e Santa Combinha: João Alves (recandidato)
União de Freguesia de Talhinhas e Bagueixe: João Morgado
Escrito por ONDA LIVRE