Declarada Situação de Calamidade para a região devido às altas temperaturas

A Proteção Civil Municipal alerta que, devido às altas temperaturas que se vão sentir na região de sábado, dia 19, a segunda, 21 de agosto, a atingir valores entre os 35º e os 40º e índice elevado ou extremo de incêndio no nosso território, não é aconselhado fazer qualquer tipo de ignição em espaço florestal, sendo, inclusive, proibido fumar nessas áreas.

Segundo o Despacho Conjunto do Presidência do Conselho de Ministros– Gabinete do primeiro Ministro e da Administração Interna – Gabinete da Ministra, está declarada situação de calamidade em vários regiões do país, inclusive em todos os concelhos do distrito de Bragança, desde as 14 horas de sexta-feira até às 24h de segunda-feira, e é proibida a circulação e permanência de pessoas nos espaços definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI), cita a Proteção Civil Municipal como exemplos no concelho de Macedo de Cavaleiros a Serra de Bornes e o Monte de Morais. É proibido e estão suspensas todas as autorizações de lançamento de fogo-de-artifício e outros artefactos pirotécnicos, assim como a circulação de tractores e qualquer outro tipo de máquina de combustão interna ou externa em todos os espaços rurais. A população está ainda impedida de realizar trabalhos em espaço florestal com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

É ainda recomendado adiar a abertura da época venatória, prevista para este domingo (dia 20) que permite, entre outras, a caça à rola-comum, visto ser proibida a circulação e permanência em espaços florestais, áreas essas onde acontecem a maior parte das atividades cinegéticas.

A Proteção Civil Municipal aconselha ainda toda a população, com especial atenção para grupos de maior risco como idosos e crianças, a evitar a exposição ao sol durante os dias de maior calor, estar devidamente protegido na presença dos raios ultra violeta, a ingestão de água em abundância para evitar a desidratação e a realização de uma alimentação equilibrada.

Escrito por ONDA LIVRE