Podence não foi eleita pelos portugueses como a aldeia mais mais Autêntica do país, tendo o título sido vencido por Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.
Apesar do resultado não ter sido o esperado, estar na final já é, por si só, uma vitória, e, durante todo o concurso, a aldeia de Podence foi falada e ficou mais conhecida nacionalmente. Quem o diz é Duarte Moreno, presidente da DESTEQUE, entidade promotora da candidatura de Podence, e autarca macedense.
“Ter chegado até aqui já é uma vitória.
Das mais de 300 aldeias escolhidas, Podence ficou entre as 14 finalistas, e isso também é ganhar. Penso que as 14 aldeias que estiveram a concorrer nas diversas categorias são todas vitoriosas.
Houve um aumento do número de visitantes e penso que, por isso, o retorno de tudo aquilo que fizemos até agora foi positivo.”
O maior mote de autenticidade da aldeia de Podence ao longo do concurso foram os Caretos, representantes da cultura daquele povo e com características que fazem deles únicos no país. António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, diz que vão continuar a trabalhar em prol da tradição da aldeia de onde são oriundos, assim como para a candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, que foi submetida em março deste ano mas acabou por ficar em suspenso.
“Vamos continuar a trabalhar na candidatura à UNESCO, esse é o nosso objetivo e acho que vamos chegar a bom porto.
Nunca desistimos. Para Podence foi bom chegar a este patamar a nível nacional, a aldeia já era conhecido mas com estas galas ficou ainda mais.”
Mas no distrito de Bragança houve motivos para festejar com a vitória de Rio de Onor, que desde de domingo detém o título de 7a Maravilha de Portugal na categoria de Áreas Protegidas.
É agora esperada a visita de mais pessoas à aldeia de Rio de Onor com uma representação que muito orgulha a todo o distrito, considera Hernani Dias, presidente do município de Bragança.
“Acho que todos nós saímos vitoriosos deste concurso e, neste caso particular, acho que Rio de Onor é uma digna representante das nossas aldeias.
Já se verificou um aumento do número de visitantes e creio que com esta vitória o aumento será ainda maior. Teremos mais gente a visitar Rio de Onor, mais pessoas a procurar esta magnífica aldeia e, obviamente que isso representa também algo de positivo para para todo o nordeste transmontano.
É um enorme orgulho e temos de agradecer a todos os brigantinos, a todos aqueles que, não sendo do concelho, deram o seu contributo para esta vitória e lembrar aqui toda a nossa comunidade emigrante que ajudou neste processo. Sem eles não teríamos conseguido. “
Duarte Moreno, autarca macedense, deixou também uma palavra de congratulação pela vitória da aldeia de Rio de Onor.
“Embora não tenhamos ganho o título de Maravilha para a aldeia de Podence, estamos felizes porque o distrito de Bragança conseguiu mais uma maravilha que é Rio de Onor.
Isto significa que, no nosso território há maravilhas que devem ser mostradas ao país.
Nem sempre se pode ganhar, mas estamos contentes por Rio de Onor ser a 7ª Maravilha eleita em Áreas Protegidas. Estamos mesmo contentes por ela.”
A gala que ditou as 7 aldeias mais votadas pelos portugueses aconteceu domingo à noite na aldeia de Piódão, concelho de Arganil e distrito de Coimbra e foi transmitido em direito pela RTP 1, promotora do evento.
Confira as 7 Aldeias Maravilha de Portugal.
Dornes, categoria de Aldeias Ribeirinhas;
Sistelo, categoria de Aldeias Rurais;
Fajã dos Cubres, categoria de Aldeias de Mar;
Piódão na categoria de Aldeias Remotas;
Castelo Rodrigo, categoria de Aldeias Autênticas;
Monsaraz, categoria de Aldeias Monumento;
Rio de Onor, categoria de Aldeias em Áreas Protegidas.
Escrito por ONDA LIVRE