Novo hangar para helicópteros deve estar pronto até o final de setembro

Está em fase final de construção o novo hangar do Heliporto Municipal de Macedo de Cavaleiros, que se junta ao já existente para o helicóptero do INEM.

A nova estrutura é destinada à recolha de aeronaves que venham em auxílio da Proteção Civil, nomeadamente o meio pesado de combate a incêndios, KAMOV, que todos os verões vêm para ajudar a apagar os fogos na região.

Até então, o referido helicóptero não tem tido qualquer abrigo e o hangar tem sido, por isso, muito requisitado, refere Duarte Moreno, presidente do município macedense.

icon 2_reduzido

“O projeto inicial do Heliporto contemplava dois hangares. Este novo vai servir para guardar o meio pesado que vem no verão (para o combate a incêndios), materiais que são usados para a sua manutenção e restantes elementos da equipa.

Até agora esse veículo pesado não tem tido proteção, este ano só esteve aqui um mês mas o ano passado esteve durante três, sem um local de recolha.

Essa proteção é e sempre foi necessária e os pilotos tem vindo a solicitar uma estrutura, não só para eles como para a aeronave.”

O investimento ascende a 120 mil euros, assegurado no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIM-Terras de Trás os Montes e deve estar pronto até ao final de Setembro.

Outro dos projetos na calha há já alguns anos é a construção da Base de Apoio Logística (BAL), destinada a receber os soldados da paz que andam pelo país na ajuda ao combate de incêndios.

Um projeto que aguarda ainda financiamento.

icon 2_reduzido

“Esse não é um edifício da Câmara Municipal. 

Aguarda a decisão do Ministério da Administração Interna e da Autoridade Nacional de Proteção Civil, para arranjar forma para que a Associação Humanitária de Bombeiros possa candidatar o edifício, que ainda representa um valor significativo e vai ter capacidade para 100 homens.

Aqui o Município vai doar o terreno aos Bombeiros e contribuirá financeiramente para a componente que caberá à Associação Humanitária

Penso que o território merece um edifício para o território, este que depois vai abranger quatro distritos, Bragança, Viseu, Vila Real e Guarda que também recebem apoio dos meios sediados aqui. “

Nos últimos três anos, estes homens têm recebido apoio logístico nas instalações do Estádio Municipal, onde pernoitam e fazem a higiene diária. Já as refeições têm sido feitas n o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

(foto 10/09)

Escrito por ONDA LIVRE