O Ministério da Agricultura ampliou a extensão das medidas de apoio aos agricultores afectados pela seca e todo o distrito de Bragança faz parte do lote dos contemplados pela ajuda. A dotação orçamental para o apoio é de um milhão de euros para os distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda e três concelhos de Setúbal. Segundo a Lusa, o prazo para apresentação de candidaturas, nestas regiões, termina no dia 16 de Outubro.
Já no mês de agosto tinham sido notícia as declarações do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, quando anunciou que não hesitaria em alargar os apoios a mais zonas do país se a situação da seca persistisse.
Até 16 de Outubro, os agricultores do Nordeste transmontano, podem candidatar-se desde que comprovem que de facto não têm água. Depois da apresentação e apreciação da candidatura o agricultor pode fazer os investimentos e é reembolsado posteriormente. Contra a apresentação das facturas.
No final do mês de Agosto, mais de metade de Portugal era afectado pela seca severa, segundo dados fornecidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)