A taxa de adoção de animais cresceu desde o ano passado no Canil Intermunicipal da Terra Quente Transmontana.
Além das novas leis que entraram em vigor este mês onde os Centros de Recolha Oficiais são obrigados a esterilizar os animais para adoção e a realizar programas de captura, esterilização e devolução aos felídeos domésticos, há outras medidas que tem feito aumentar o número de adoções, considera Manuel Miranda, Secretário-geral da Associação dos Municípios da Terra Quente.
“Temos tentado aumentar as taxas de adopção e temos conseguido.
Em 2016 tínhamos taxas entre 12 e 13 por cento e neste momento temos quase 20 por cento de taxa de animais adotados.
Há também outras iniciativas, além das novas leis, que estamos a levar a cabo e que nos têm permitido atingir estas taxas, como por exemplo a capacitação e o reforço dos quadros do canil com um médico veterinário e uma enfermeira, constituindo assim um reforço em número e capacitação técnica.”
A partir de setembro de 2018, passa também a ser proibido o abate de animais nessas instituições.
No caso do Canil Intermunicipal situado no concelho de Mirandela, Manuel Miranda diz que essa é uma prática que já não acontece desde fevereiro deste ano, excepto em alguns casos.
“Desde fevereiro deste ano que tentamos e temos conseguido evitar o abate.
Tem-se aplicado a eutanásia àqueles cujo estado de saúde não permite a sua manutenção, em situações que os podem deixar em estado terminal como, por exemplo, um atropelamentos.”
Com a entrada em vigor das novas leis, o Canil Intermunicipal procura agora uma nova imagem e para isso está aberto um concurso.
“Queremos mudar a imagem que os canis municipais têm junto da comunidade em geral, conhecidos por serem canis de abate. E, como tal, este concurso pretende aproximar o canil da população e promover uma nova designação e um logotipo novo.”
O concurso está aberto até 31 de outubro e dele podem participar cidadãos dos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor e ainda aos alunos de ensino secundário e superior dos municípios associados. O vencedor tem como prémio um iPhone 7.
Escrito por ONDA LIVRE