AJAM apresenta peça para levar ao Festival de Teatro da INATEL

A Associação dos Jovens Artistas Macedenses (AJAM) apresentou “8 Dias”, a peça que marca o regresso do grupo de teatro amador aos palcos de encenação e que os vai levar ao Festival de Teatro da INATEL.

Uma trama que junta comédia, mistério e conversas com a morte, inspirada numa história original brasileira, que leva até ao público uma lição de moral, como explica Acácio Pradinhos, diretor artístico.

Icone ouvir radio_novo

“Tem uma moral. Para aquelas pessoas que só pensam em trabalho e que se esquecem da família. No fundo é uma rábula que já o António Pires Cabral nas “Contas Nordestinas” explorou, do velhote que é visitado pela morte e depois tenta negociar com ela no sentido de ficar mais uns dias. A verdade é essa, nós às vezes esquecemos-nos que a vida é curta. Devemos valorizar quem efetivamente merece e esquecer o trabalho, a ambição de guardar dinheiro porque a morte diz à personagem que caixão não tem gaveta e é verdade, na hora menos pensada pode acontecer a qualquer um e aí não há volta a dar.”

 

A ante estreia aconteceu sexta-feira na sede da associação no Bairro São Francisco e foi a primeira a ser representada nas novas instalações e com a atual direção.

Um ensaio assistido, intimista, com apreciações do público que Ana Fernandes, presidente da AJAM e parte do elenco, diz ser gratificante para o grupo que muito se tem dedicado à peça.

Icone ouvir radio_novo

“É muito bom e é muito gratificante podermos apresentar assim de uma forma um pouco mais intimista o espetáculo encenado e produzido pelo professor Acácio que está muito bem elaborado e escrito. Será sem dúvida uma excelente peça para apresentar quer no festival produzido pela INATEL quer em Macedo de Cavaleiros e nas suas freguesias e acho que todo o elenco está muito contente por ver nascer esta peça. Acho que estamos todos muito empenhados, todos nós trabalhamos, todos nós temos as nossas vidas e conseguimos arranjar sempre 1h ou 2h do nosso tempo para conseguir estar aqui a ensaiar e tentar levar a peça a bom cabo.”

 

Ana Fernandes que deixa saber algumas das próximas atividades da AJAM.

Icone ouvir radio_novo

 

“Para já vamos continuar com esta peça. Temos a nossa nova sede ainda por acabar de arrumar e enfeitar. Depois passaremos para a nossa Gala de Natal que será dia 29 de Dezembro e esperamos que todos venham porque só com pessoas é que a AJAM cresce. Só com pessoas que gostam de artes, que gostam de teatro, que gostam da música, que gostam da dança, só assim é que podemos fazer com que a AJAM cresça e consiga dinamizar o nosso Concelho. 

Sim, é muito bom fazer parte desta família.”

 

A peça “8 dias” estreia durante o mês de novembro em Pombal de Ansiães, Carrazeda de Ansiães.

 

Escrito por ONDA LIVRE