Turismo em Bragança afetado pelas portagens

Turismo em Bragança afetado pelas portagens

Há turistas espanhóis que estão a deixar de visitar Bragança e a região devido à dificuldade em pagar portagens. O caso é denunciado pelo presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, que afirma que esta questão é um problema e tem afastado muitos espanhóis que evitam vir a Portugal.

As portagens na A4 funcionam com um sistema de pórticos e é necessário utilizar um sistema de identificador electrónico (via verde), comprar bilhetes pré pagos ou pagar posteriormente, no entanto, a informação pode não ficar disponível no próprio dia. Em muitos casos a dificuldade  acaba por resultar em multas.

O presidente do município de Bragança afirma que o turismo se recente da situação.

Icone ouvir radio_novo

 “Temos tido alguma informação nesse sentido, especialmente na época de verão em que havia efetivamente pessoas (Espanhóis) que pretendiam ir para Portugal e por terem que entrar numa auto-estrada quando ela tem portagens levanta problemas porque as pessoas não têm esse sistema, não têm forma de pagar sem ser aquele que hoje está preconizado.”

 

O presidente do município gostaria que houvesse um sistema mais simplificado para o pagamento de portagens para carros com matrícula estrangeira.

Icone ouvir radio_novo

“Seria interessante que houvesse aqui alguma atitude de solução do lado Português para que os turistas Espanhóis possam entrar de outra forma, possam entrar mas terem uma forma cómoda de fazer o pagamento sem terem que estar permanentemente a ter o trabalho que hoje nós temos também quando não temos um sistema de pagamento automático. Sujeitam-se a coimas e obviamente é desagradável quando as pessoas têm esse problema.” 

O autarca afirma que a situação já se fez sentir este verão, condicionando a vinda dos espanhóis para Portugal e pede uma atenção especial para esta situação em particular nas zonas de fronteira.

 

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados