Os brigantinos juntaram-se às manifestações de apoio às vítimas dos incêndios que decorreram este sábado um pouco por todo o país. Cerca de duas centenas de pessoas saíram à rua para pedir que a calamidade provocada pelos fogos florestais, e que levou mesmo à morte de mais de 100 pessoas, não se repita.
E a manifestação marcada através do facebook pelo grupo “Mais fogos não!” contou com pessoas de todas as idades:
“As florestas estão a ser incendiadas e eu acho mal.
As pessoas devem cuidar da natureza. Os incêndios são muito maus, os animais morrem e eu gosto deles, daí a ter decidido vir aqui.
É muito importante manifestarmos-nos, apesar de estarmos muito a norte também nos devemos juntar a estas causas devido ao flagelo nacional pelo qual estamos a passar, tantos incêndios, temos perdido completamente a floresta. Tudo isso motivou-me a vir dizer um “basta”.
Falta tomar medidas sérias, informadas e que, de uma vez por todas, protejam a população e as florestas, impedindo que tragédias como estas, que são inaceitáveis, voltem a acontecer. Os incêndios são fenómenos naturais, é verdade, cabe-nos a todos ter alguma iniciativa e ter atitudes que contribuam para essa proteção, mas cabe também aos governantes tomar definitivamente medidas sérias e informadas para que estas coisas não voltem a acontecer.”
Esta foi uma manifestação apartidária que aconteceu à mesma hora de outras em várias localidades do país e quando acontecia o conselho de ministros. Paulo Mafra afirma que a manifestação foi organizada para dar oportunidade aos manifestantes de mostrarem a sua indignação com as consequências dos incêndios.
“Nós pretendemos que as pessoas se manifestem, ou seja, mostrem os seus sentimentos.
Muitas vezes, quando estamos em casa e ouvimos estas notícias na televisão, emocionam-nos e guardamos para nós esse sentimento de revolta.
Portanto, aqui a ideia é que as pessoas se manifestem, não fiquem em casa para que, tanto os cidadãos políticos como técnicos, vejam que isto afeta qualquer um de nós.”
Os manifestantes passaram por várias ruas da cidade para chamar a atenção para este problema. À manifestação juntaram-se também alguns elementos dos bombeiros voluntários de Bragança.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)