Tomaram ontem posse os novos órgãos eleitos a 1 de outubro para a Câmara e Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros.
No discurso da tomada de posse, o novo presidente Benjamim Rodrigues reforçou as áreas que vão merecer maior atenção durante os próximos quatro anos, e a prevenção dos incêndios florestais é uma delas.
“As nossas apostas vão desde o comércio onde queremos inovar e criar uma imagem que leve o nosso concelho a todo o mundo também queremos investir na agropecuária, no ensino, na saúde, na ação social, terceira idade, tudo vai ser objeto da nossa atenção constante.
É muito importante termos cuidados e apostar em candidaturas para projetos de limpeza e qualificação dos terrenos baldios porque temos ai um potencial risco de incêndios com vários hectares de área ardida e o nosso concelho precisa dessas zonas verdes. Penso que vão ser criadas brigadas no âmbito da Proteção Civil, vamos ter uma vereação só com esse pelouro, e vamos estar atentos a esta reorganização florestal que vai acontecer.”
Uma das prioridades consideradas pelo novo executivo é gestão dos serviços da Câmara Municipal, onde Benjamim diz querer valorizar competências mas, para isso, será necessário adequar alguns cargos já existentes.
“Na Câmara Municipal há uma coisa de que podem ter a certeza, a competência e o mérito das pessoas vão ser valorizados, vai haver igualdade de oportunidades para toda a gente e vai haver justiça social. Podem esperar transparência, rigor na gestão e os recursos humanos vão ser muito valorizados, essa é a nossa aposta.
Quanto às pessoas que já estão na Câmara, já nos apercebemos que há alguma desadequação de cargos que teremos de reequacionar e fazer justiça nesse sentido. Isto é, os cargos têm de ser conquistados pelo mérito e elas competências.”
Duarte Moreno, que liderou o concelho nos quatro anos anteriores, é agora um dos vereadores da oposição, diz que os macedenses estão em boas mãos mas vai estar atento às políticas do novo executivo.
“Vou ser vigilante e atento às políticas que o novo executivo vai desenvolver e estou aqui para defender os macedenses na sua totalidade e globalidade.
Assumi as funções de vereador para que isso aconteça pois vou continuar em Macedo de Cavaleiros, sou um macedense convicto.
Os macedenses estão em boas mãos, o novo executivo tem projetos para executar em prol do desenvolvimento da nossa terra, nós (anterior executivo) já deixamos muitas coisas para se poderem fazer com dinheiro assinado, e se este executivo fizer as obras que o anterior concretizou em papel, penso que os macedenses ficarão a ganhar.”
O novo executivo que tomou posse ontem conta com seis vereadores, Pedro Mascarenhas, Elsa Escobar e Rui Vilarinho eleitos pelo PS e Duarte Moreno, Carlos Barroso e Maria Correia pelo PSD. Os pelouros ainda não foram atribuídos.
Também os membros para a Assembleia Municipal foram empossados de funções esta segunda-feira. O presidente é Camilo António Morais, que teria já conseguido a melhor votação dia 1 de outubro. Manuel Carvalho e Celina Martins são os nomes que se seguem na lista, para 1º e 2º secretários, respetivamente.
Escrito por ONDA LIVRE